Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pedido de apoio à protecção dos lobos segue para Bruxelas

Associações de seis países vão propor à Comissão Europeia medidas de apoio aos agricultores e pastores das zonas onde existem alcateias de lobos, pelo papel que desempenham na preservação da espécie protegida.
A iniciativa surge no âmbito do projecto de cooperação transnacional “Wolf: Wild Life & Farmers”, que envolve Portugal, Espanha, Suécia, Estónia, Roménia e Polónia, e visa “promover a coexistência pacífica da actividade pastorícia com o lobo, espécie que continua em risco de extinção”.
Uma das medidas sugeridas é a “remuneração directa aos agricultores das zonas onde está identificada a existência de alcateias, por meio de pagamento por serviços ambientais”, refere à Renascença o presidente da Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, Artur Nunes.
O documento a enviar à Comissão Europeia propõe também a criação de unidades especializadas em assistência pecuária, para responder aos ataques de lobos, seguros específicos e de etiquetas de certificação de qualidade para produtos oriundos de áreas com alcateias, e ainda medidas de prevenção, tais como implementação de cercas, cães de raças específicas para a pastorícia, assim como a atribuição de medidas compensatórias por danos de ataques de lobos.
As propostas resultam de um trabalho de dois anos, que contemplou a realização de várias reuniões e acções, e envolveu várias associações dos seis países integrados no projecto.
No âmbito do projecto, vão decorrer, a 21 e 22 de Junho, as jornadas transnacionais, em Bragança e Vimioso, onde vai ser apresentado o documento a enviar à Comissão Europeia e que tem por objectivo criar regras, de modo a preservar o lobo e a actividade pastorícia.

rr.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário