Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

300 mil euros investidos no combate à pobreza e exclusão social

Mais de 15 mil pessoas foram apoiadas nos últimos três anos pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Bragança.
O combate à pobreza e exclusão social era o principal objectivo e desenvolveram-se diversas acções para o atingir.O próximo programa já está a ser delineado.  Vai vigorar durante dois anos e o apoio vai centrar-se nos jovens, desempregados e idosos.“Vamos procurar criar um ambiente favorável colmatando situações de crianças que não têm as condições necessárias para ter êxito na escola”, refere o padre José Bento, do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, a entidade coordenadora do CLDS. 
“Ao nível dos desempregados queremos criar oportunidades de emprego ou ajudar as pessoas a criar o seu próprio emprego”, acrescenta, salientando que no caso os idosos “sendo a região bastante envelhecida queremos ajudá-los a ter pontes de inclusão social”.
Ao contrário do programa anterior que englobava apenas quatro freguesias, desta vez vai ser abrangido “todo o concelho de Bragança, embora no projecto de acção se vão identificar as zonas mais desfavorecidas para canalizar para lá a ajuda”, explica o padre Bento. 
Para tal “vamos procurar um diálogo com todas as IPSS’s, associações, juntas de freguesia e serviços sociais da câmara para ajudar os mais necessitados”.
O contrato foi assinado, ontem, entre o Centro Social e a câmara de Bragança. O presidente salienta que o mais importante é ajudar as famílias em dificuldades. “Sendo um projecto transversal a toda a rede social podem ajudar-se situações que normalmente não se conseguem abordar e ao fazê-lo estamos a tirar pessoas de situações extremas”, afirma Jorge Nunes, salientando que “se através deste projecto conseguirmos ajudar jovens e orientá-los para uma condição de vida digna isso representa bons resultados”.
Nos próximos dois anos o CLDS de Bragança vai receber 300 mil euros para desenvolver actividades que combatam a pobreza e a exclusão social.

Escrito por Brigantia 

Sem comentários:

Enviar um comentário