Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

“Semear muito para colher alguma coisa”

Diocese de Bragança-Miranda dedica o próximo ano pastoral às vocações. O objectivo é criar uma cultura vocacional no Nordeste Transmontano.
A diocese de Bragança-Miranda vai dedicar o ano pastoral 2013-2014 às vocações. O anúncio é feito por D. José Cordeiro, em declarações à Renascença.
“Será um ano vocacional”, refere o prelado, adiantando que pretende “fazer uma mobilização afectiva e orante em todas as comunidades, em todas as pessoas, para que nunca faltem testemunhas autênticas e credíveis do Evangelho e também nunca faltem os sacerdotes para garantir a eucaristia”.
O objectivo do novo ano pastoral passa por “suscitar vocações sacerdotais, religiosas, laicais, matrimoniais”, acrescenta.
À semelhança do que se passa um pouco por toda a Europa, também na Diocese de Bragança-Miranda a escassez de vocações é um problema.
“As vocações são um dom, uma graça”, realça D. José Cordeiro, que quer encontrar caminhos novos, envolver e empenhar toda a comunidade diocesana na pastoral vocacional, “sempre repartindo de Cristo”.
“Da minha parte, da parte do presbitério, da parte de todos os agentes pastorais, temos de fazer tudo, mas mesmo tudo, o que está ao nosso alcance, semear muito para colher alguma coisa”, defende o bispo de Bragança-Miranda.
D. José Cordeiro entende que este é o caminho “mais acertado, neste momento da história e na realidade do Nordeste Transmontano”, para que “a missão da Igreja, a vivência do Evangelho e a grande missão de evangelização seja realizada e concretizada”.
“Eis-me aqui: Envia-me!” 
O tema geral do ano pastoral já está escolhido e é retirado do profeta Isaías “Eis-me aqui: Envia-me!”.
“Nós queremos movimentar, provocar, chamar, criar todo o tipo de iniciativas e actividades que estejam ao nosso alcance, mas, sobretudo, criar uma cultura vocacional que, penso, se perdeu no Nordeste Transmontano”, frisa D. José Cordeiro.
A cultura vocacional preconizada pelo prelado assenta em momentos fortes de oração, na adoração eucarística, na lectio divina, no sacramento da reconciliação, na escuta e acolhimento às pessoas.
“Nomeadamente na cidade de Bragança, queremos estabelecer um dia por semana, na Igreja da Senhora das Graças, em princípio à quinta-feira, dedicado às vocações”, avança D. José Cordeiro.
O dia dedicado às vocações deve “começar com a eucaristia e será todo ele de adoração eucarística”.
Nesta iniciativa, o bispo de Bragança-Miranda quer contar com todos os sacerdotes da cidade e arredores, nos quais se inclui, “para que a Igreja seja um lugar de esperança, uma casa de encontro, de acolhimento, de chamamento e de missão”.
“Nós temos que ser cada vez mais Evangelho vivo, Evangelho da alegria e da esperança, para este povo que vive aqui, no Nordeste Transmontano”, conclui D. José Cordeiro.

in:rr.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário