Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Igreja de Macedo de Cavaleiros classificada Monumento de Interesse Público

A Igreja Matriz da aldeia de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros, ganhou o estatuto de Monumento de Interesse Público que abrange também a zona envolvente por ser considerada "um caso raro na região transmontana".
A Secretária de Estado da Cultura justifica a classificação, num despacho publicado em Diário da República, por se tratar de "um bom exemplo da arquitetura religiosa oitecentista de cariz paroquial em Trás-os-Montes".
"O conjunto da estrutura e património integrado, de gramática barroca, forma um todo homogéneo de grande valor artístico cuja integridade e autenticidade constituem hoje em dia um caso raro na região transmontana", observa o despacho.
A classificação abrange também o adro da igreja e todo o património integrado, além de fixar uma zona de proteção especial do monumento que impede intervenções sem os necessários pareceres e autorizações da tutela cultural.
Dedicada a Nossa Senhora dos Reis e construída na segunda metade do século XVII, a igreja matriz de Lamalonga destaca-se pela "pela harmoniosa composição arquitetónica e pelo bom trabalho de cantaria", segundo os especialistas.
"O interior revela um dos mais bem conseguidos espaços transmontanos de "obra de arte total" do barroco nacional, marcado pela qualidade e profusão da talha dourada e da pintura barroca e rococó", descreve o despacho.
A classificação reflete os critérios relativos ao interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística", aponta.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário