Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 15 de junho de 2013

MIRANDA ANOS 50 - ENTRADA DE MIRANDA E LOCAL ONDE FOI CONSTRUIDA A BARRAGEM

Fui ne ls anhos 50 de l sieclo passado que l Praino Mirandés ampeçou a sentir ls tiempos de mudança cula custruçon de las barraiges de l Douro Anternacional.
Todos ls momientos an que se altéran las cundiçones de bida dua region hai cousas buonas i cousas malas qu'éntran na cultura i na eiquenomie de las populaçones. Pula spriéncia de l qu'acuntece por to lhado, siempre que las populaçones lhocales nun son parte nessa mudança, nada se torna cunsistente i duradouro.
Mas nun ye esso que bamos çcutir, mas simplesmente amostrar l qu'era Miranda quando fui scolhido l lhocal adonde hoije stá custruída la barraige. La mudança ye einorme, mas mais que la política ye l tiempo i la necidade que traç l progresso.
Que l passado seia liçon pa l feturo.
…/…
Foi nos anos 50 do século passado que o Planalto Mirandês começou a sentir os ventos de mudança com a construção das barragens do Douro Internacional.
Todos os momentos em que se alteram as condições de vida duma região há coisas boas e coisas más que entram na cultura e na economia das populações. Pela experiência do que acontece por todo o lado, sempre que as populações locais não são parte nessa mudança, nada se torna consistente e duradouro.
Mas não é isso que vamos discutir, mas simplesmente mostrar o que era Miranda quando foi escolhido o local onde hoje está construída a barragem. A mudança é enorme, mas mais que a política é o tempo e a necessidade que traz o progresso.
Que o passado seja lição para o futuro.


in:hoije.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário