Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Base de Apoio Logístico pode ganhar forma em Macedo de Cavaleiros

Uma Base de Apoio Logístico aos Bombeiros (BAL) deverá surgir em Macedo de Cavaleiros.
Esta infra-estrutura vai permitir aos soldados da paz  que andam “em trânsito” pelo país se refugiarem quando vêm ao distrito combater fogos florestais e permitir que estes homens e mulheres recuperem forças para voltar ao monte e combater incêndios.
O presidente da câmara municipal, Duarte Moreno sustenta que é pretensão do município concentrar o maior número de meios de socorro da protecção civil na cidade e como tal já está a estabelecer contatos para que esta vontade se concretize.
“Pretendemos ter uma Base de Apoio Logístico aos bombeiros que andam em trânsito. Ou seja, que podem estar durante alguns dias ou semanas num território.
Daí termos ido a Mangualde, visitar a Base de Apoio Logístico que os Bombeiros Voluntários e a Associação têm, para ver se era possível fazermos também aqui em Macedo de Cavaleiros uma concentração de meios de socorro e de proteção civil para o distrito de Bragança.”
No mês passado, Duarte Moreno deslocou-se a Mangualde para se inteirar sobre o investimento e se seria exequível vir a instalar uma BAL na cidade.
O autarca frisa que depois da implementação da Unidade Local de Formação, da vinda do helicóptero pesado de combate a incêndios, o próximo desafio passa pela instalação desta unidade para os soldados da paz dormirem, comerem e descansarem.
“Fizemos recentemente um protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros, em termos de condução defensiva e condução fora de estrada.
Temos cá o kamov também, que veio para ajudar na proteção civil e no socorro dos bens da nossa região.
O objetivo seria conseguirmos trazer essa base de apoio logístico para Macedo de Cavaleiros e concentrarmos essa base, por ser um concelho central no distrito, juntamente com outras valências que já tínhamos com a Associação Humanitária de Bombeiros.
Será uma aposta. Estamos a tentar, e vamos ser se conseguimos.”
Duarte Moreno refere que este é um projecto tripartido e ainda não está decidido onde ficará localizado.
“Precisamos de ver a disponibilidade de terrenos, de candidatar o projeto, de haver candidaturas próprias, disponibilidade financeira do próprio município e da Associação Humanitária.
É sempre um objetivo tripartido, juntamente com a Proteção Civil.”
A Base de Apoio Logístico servirá para acolher os bombeiros que vêm fazer face aos incêndios que se registem na região.
Um projeto que está a dar os primeiros passos para emergir na cidade de Macedo de Cavaleiros.

Informação ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário