A festa dos Caretos de Podence encontra-se a preparar uma candidatura para Património Cultural Imaterial de Portugal.
Em fase de inventário, está a ser levada a cabo uma recolha de fotografias, vídeos e documentos que retratem o Entrudo Chocalheiro ao longo dos anos.
António Carneiro, presidente da Associação do Grupo dos Caretos de Podence, diz que o reconhecimento a nível nacional é essencial para depois avançar para uma candidatura a Património Imaterial da UNESCO.
“O objetivo, neste caso, é fazer um registo, a nível nacional, em termos do Inventário do Património Cultural e Material. Estamos com a candidatura aprovada, e no próximo Entrudo Chocalheiro saberemos essa decisão.
Este é o primeiro passo para uma eventual candidatura à UNESCO. Se se realizar, este será um acontecimento que nos vai encher de muito orgulho.
Vamos torcer para que isso possa ser uma realidade.”
A candidatura deverá ser apresentada em outubro ao Ministério da Cultura.
Até lá, António Carneiro apela aos que passaram por Podence nas décadas de 70 e 80, ou que tenham algum estudo sobre esta tradição ancestral, que a faça chegar à Associação do Grupo dos Caretos de Podence.
“Podem enviar para o nosso correio eletrónico, que é careto.podence@gmail.com, ou via CTT para a casa do careto em Podence.
Teríamos muito prazer em receber fotografias dos anos 80 e 70 que haja lá guardadas, e seria também uma mais-valia para o trabalho e o processo de nos enriquecer, aos olhos de quem estiver depois a analisar a candidatura.”
O Entrudo Chocalheiro de Podence está em processo de candidatura a Património Cultural e Imaterial de Portugal.
Encontra-se na fase de inventário, e para isso estão a juntar-se fotografias, vídeos e documentos que retratem esta festa pagã ao logo dos tempos.
Caso o consiga, este pode ser o primeiro passo para uma eventual candidatura a Património Mundial da Humanidade.
Recordo que o reconhecimento mundial pela UNESCO já foi tentado algumas vezes. A última das quais em 2008, em conjunto com as tradições orais galaico-portuguesas.
O Inventário do Património Cultural e Imaterial está ativo desde 2010, e desde essa data só classificou três manifestações culturais.
A decisão deverá conhecida ser fevereiro do próximo ano, pela data do próximo Entrudo Chocalheiro.
A Associação do Grupo dos Caretos de Podence relembra que esta fase de inventariado se quer o mais participativa possível, motivo pelo qual pede à comunidade em geral que lhe envie fotografias, vídeos ou documentos que retratem outros tempos desta esta tradição milenar.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário