Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mirandela - Habitantes adoptam árvores de fruto

Em Mirandela, 72 munícipes adoptaram árvores de fruto nos jardins da cidade.
Trata-se da iniciativa “Jardins com vida, cor e sabor”, lançada pela Câmara Municipal, inserida nas actividades de sensibilização realizadas para assinalar o Dia da Árvore e da Floresta, o Dia Mundial da Água e o Dia Meteorológico Mundial.
A campanha implica a adopção de árvores fruteiras por parte dos munícipes, que se comprometem a cuidar delas e que poderão literalmente recolher os seus frutos. As primeiras plantações começaram no dia 21, Dia da Árvore, no parque Dr. José Gama. 
O presidente da Câmara Municipal de Mirandela, António Branco, adianta que o projecto faz parte de uma “estratégia da Câmara, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, que prevê o aumento da fruta nos jardins municipais”. Outra das motivações é o “envolvimento social, porque pedimos às pessoas que adoptam a árvore que a protejam e que ajudem na manutenção dos jardins”, sublinha o autarca.
Foram ainda realizadas várias actividades destinadas à comunidade escolar mas também ao público em geral, culminado, na passada segunda-feira, numa acção de limpeza da Ribeira de Carvalhais, que atravessa parte da cidade e desagua no Rio Tua. 
Noémia Janela, técnica do sector de ambiente da autarquia, explica que, não só os sedimentos de árvores, mas também o entulho junto às margens constituem os principais problemas naquele troço. A responsável explica que estas ações são necessárias para “manter as condições de escoamento da água e sedimentos em situação normal e minimizar as situações de risco para pessoas e bens em situações de cheias”.
Houve ainda plantações feitas por crianças e idosos, trocas de garrafas de plástico por árvores e uma exposição para assinalar o Dia Mundial da Água, bem como entradas livres na Piscina Municipal.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário