Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Malhadas vai ter mercado de gado intracomunitário

O Município de Miranda do Douro impulsiona produção animal com criação de espaço para facilitar a venda
A aldeia de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, vai ter o primeiro Centro de Agrupamento de Venda de Animais, que vai permitir o escoamento de bovinos e ovinos para o mercado intracomunitário.
O Mercado de Gado de Malhadas vai decorrer na primeira quarta-feira de cada mês, o primeiro vai acontecer no próximo dia 8 de Abril. “Vai permitir aos vários operadores do País, que possam utilizar este centro para a venda de animais também para o espaço intracomunitário”, realça a vereadora de Desenvolvimento Rural do Município.
Anabela Torrão acrescenta que este espaço vai funcionar com a supervisão do veterinário municipal e da Direcção Geral de Veterinária. “48 horas antes os operadores terão que entregar os documentos necessários à preparação das fichas de exportação e venda dos animais e assim qualquer operador vai ter oportunidade de utilizar este centro e rentabilizar a venda de gado”, explica a vereadora do Município.
Anabela Torrão não tem dúvidas que a retoma do Mercado de Gado vai permitir aos produtores aumentar a rentabilidade da sua actividade. “É uma grande aposta na produção animal, que já apoiávamos de outra forma, através do pagamento das quotas de sanidade, através da execução e da realização dos concursos pecuários, e desta forma promovemos o escoamento de bovinos e de ovinos”, enaltece a responsável.
Este espaço vai funcionar como um entreposto e em alguns casos a venda de animais pode evoluir mesmo para leilão, o que permite aos produtores valorizar os animais, ao contrário do que acontece com a venda directa nas explorações. 
“Grande parte dos pequenos ruminantes, como é o caso dos cordeiros, já são vendidos para Espanha, tinham que recorrer aos privados”, acrescenta a vereadora.
Para já, este centro está licenciado apenas para estas duas espécies, mas o licenciamento pode ser alargado conforme a procura. “Se houver procura para caprinos iremos tratar também desse licenciamento”, assegura Anabela Torrão.
Este Centro de Agrupamento para Venda de Animais vai servir toda a região Norte.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário