Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Notícias do Nordeste lançou plataforma de geoturismo para que sejam os habitantes de Trás-os-Montes a difundirem os recursos da região

Não existe ainda na região de Trás-os-Montes e Alto Douro um site colaborativo como o que o Notícias do Nordeste (NN) lançou no passado sábado. A nova plataforma é gerida pelo NN, mas os conteúdos podem ser introduzidos por todas as pessoas com interesses na actividade turística que operem na região.

A ideia nasceu para tornar mais operativo o share de audiência que o NN tem vindo a registar nos últimos tempos. Tratando-se de um órgão de informação regional sem quaisquer fins lucrativos, que apenas utiliza a publicidade para despesas de manutenção e alojamento dos seus 3 sites que já disponibiliza na internet, o surgimento do novo serviço, com a designação "Descobrir Trás-os-Montes", pretende ser um contributo para disponibilizar mais e melhor informação que depois possa ser útil a quem pretenda visitar a região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Mas a grande inovação desta nova plataforma reside no facto de serem as próprias pessoas que habitam a região, ou que aqui têm projectos inseridos no sector turístico, a introduzirem no site diferentes níveis de dados, dados esses que numa segunda fase serão disponibilizados em processos publicitários que o os sistema de gestão do NN fará entrar nas suas notícias de forma aleatória e automática, criando assim um fluxo continuo de dados que poderão ser visualizados pelos milhares de visitantes que o NN recebe diariamente. 

Esta nova plataforma baseia-se no conceito de geoturismo e é totalmmente alavancada pelo Notícias do Nordeste, um órgão de comunicação regional digital com um share mensal avaliado entre os 60.000 e os 100.0000 visitantes.

O conceito de geoturismo sustenta-se na ideia de que a geografia guarda em si um conjunto muito variado de aspectos que a maioria das pessoas não conhece. Daí, a necessidade do fornecimento de informações prévias e consequente consciencialização para os elementos naturais e culturais disponíveis em determinado território. No fundo, uma plataforma como a que agora se propõe, nada mais pretende ser do que um espaço onde são disponibilizados níveis de informação, informação essa que é colocada à disposição do público pelos habitantes locais, para que depois o turista, o visitante, possa fazer uma escolha mais informada.

O conceito geral de geoturismo define-se como uma actividade turística que privilegia as características geográficas de um local, partindo do meio natural como espaço de desenvolvimento de sociedades, até às características mais científicas de uma paisagem, onde se incluem informações geográficas, geológicas, arqueológicas, históricas, antropológicas, etc.. A finalidade é sempre a mesma: permitir o desenvolvimento de uma actividade turística baseada em conceitos de sustentabilidade, de forma a que essa actividade se possa repercutir no bem estar dos povos residentes nos locais visitados.

Os agentes locais e pessoas individuais ao colocarem na plataforma “Descobrir Trás-os-Montes ” as suas publicações, que no fundo são as suas informações sobre um espaço que os habitantes de um território melhor do que ninguém conhecem, estão a tornar mais visível as verdadeiras potencialidades desse mesmo território, visibilidade essa que posteriormente é ampliada, uma vez que esses conteúdos entrarão em forma de publicidade nas notícias que forem sendo publicadas pelo NN. O serviço é absolutamente gratuito e o membro que nele participar tem apenas que publicar informação de interesse sobre o território transmontano, ou sobre um produto de qualidade turística na qual apoie a sua actividade.

Para isso, o interessado tem apenas que fazer um registo simples, ficando, depois de registado, com permissões de editor e de autor nesta plataforma. Qualquer pessoa que se registe no novo site descobrirtrasosmontes.pt  terá acesso a um facílimo editor de conteúdos para publicação de textos, fotografias, vídeos, etc., sobre um local que conheça (pode ser a sua aldeia, a sua vila ou a sua cidade), ou então sobre um qualquer negócio que possua no âmbito da actividade turistica. 

Se possui uma empresa com actividade no ramo do turismo; se é dono de uma unidade de turismo de habitação ou similar; se é responsável por um museu ou qualquer outra instituição cultural; se é responsável ou actua no âmbito de uma associação; se é responsável pelo sector de divulgação de uma autarquia; se é promotor de eventos culturais , ambientais ou gastronómicos, ou se simplesmente gosta de promover a sua aldeia, a sua vila ou a sua cidade… então este espaço é mesmo para si!!! REGISTE-SE.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário