Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Programa de workshops para preservar o saber-fazer tradicional

Decorreu no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira mais um Workshop destinado a reavivar entre a comunidade local algumas das tradições rurais relacionadas com o saber-fazer.

Workshop “Aprenda a Fazer Meias com Cinco Agulhas”

Desta vez o tema foi a meia, ou mais precisamente a arte de confeccionar uma meia de lã com cinco agulhas. Entre o grupo de participantes, que contou com cerca de duas dezenas de pessoas, destaca-se a colaboração de algumas senhoras septuagenárias que ensinaram a forma tradicional de confeccionar uma confortável e quente meia de lã, tal como era produzida há muitas décadas atrás.

“Aprenda a Fazer Meias com Cinco Agulhas” , assim se designou este workshop, foi uma oportunidade para quem se quer iniciar na arte tradicional de tricotar meias, constituindo mais uma actividade de fim-de-semana do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira, no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Esta unidade museológica, que trabalha e promove acções com vista à recolha e preservação do património imaterial,  realiza de forma regular um conjunto de actividades inscritas num programa que pretende relacionar o museu com a comunidade, tendo como objectivo central a divulgação e preservação do saber-fazer tradicional da região transmontana. 

Para além desta iniciativa, o Museu da Memória Rural já realizou outros workshops destinados a ensinar as técnicas tradicionais relacionadas com o fabrico de queijo ou com o fabrico artesanal de sabonetes de azeite.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário