Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Não há Bela sem Senão...

Hoje, em final de tarde vi.

Uma Bragançana, que sempre passeou o seu cão num, agora, jardim em embrião,…apanhar os dejectos do seu cão.
Não serve, obviamente, de paradigma mas a mim fez-me pensar.
Por que razão não o faria anteriormente? E não, não fazia.
Talvez porque o espaço estava abandonado, sem interesse, sem que ninguém pensasse que era um espaço para estimar…e não era.
Hoje, o comportamento foi outro. Deve ter visto que já vale a pena estimar um espaço que está a nascer e que é de todos incluindo o cão dela.
Vale pois a pena valorizar os espaços urbanos. Zonas e espaços degradados originam comportamentos desconexos aos mais variados níveis. Falta de cidadania, guetos, caixotes de lixo improvisados…que propiciam outras…coisas.
Espaços degradados, abandonados, desprezados, servem apenas para deformar cidadãos. E não gastem dinheiro em panfletos. Há décadas que se sabe que não resultam. Requalifiquem.
O passeio foi igual a todos os passeios que eram dados todos os dias.
E…senti-me orgulhoso da minha concidadã. Vi que, afinal, o cão é lindo e que “cabemos todos”.
Tenho a certeza que ela, quando passeia o cão, se sente diferente e já não olhou em redor.
Parabéns Bragançana, e, obrigado pelo orgulho que tive de si.

Mas hoje, em final de tarde, também vi.

Uma “figura” “pública” a olhar para uns arbustos. Eram dois, sorriam. O outro não reconheci.
Como não posso fazer” juízos de valor”, nem ouvi a conversa, não imagino o que estariam, ou não, a congeminar.
Mas pensei para os meus botões? Será que estão a ver se dá “para pegar” por aqueles arbustos?
Mal seria, porque os arbustos até estão bem tratados. Mas lá que pensei, pensei.
Por que razão é que os partidos políticos só se lembram que BRAGANÇA existe em “ tempos” de eleições…
Situação, e oposição, têm que ser de BRAGANÇA 365 dias por ano. Já era tempo...de todos eles pensarem no colectivo e não nos seus umbigos, nos umbigos (a crescer) dos afilhados, nos umbigos dos amigalhaços e nos favores que devem aos padrinhos.

É que há gente, a ganhar ZERO e que é de BRAGANÇA todos os dias…

Um dia destes dispensamos os políticos profissionais. E depois? Como vos safais?

Começais a ter que pagar a "papinha" em todas as refeições. Ides aprender onde ficam os postos de combustível dos burgos. Viagens ao estrangeiro, só se vos sobrarem uns tostanicos depois das contas todas pagas. Os vossos filhos e afilhados passam a fazer parte da fila, como os filhos dos outros, para arranjarem emprego.

DOU-VOS UM CONSELHO!

Portai-vos bem. Cumpri as promessas. Governai para o Povo ter melhor qualidade de vida. Acabai com Padrinhos e Afilhados, corruptos e corruptores.

É que...sabeis? Já estamos a ficar enjoados dos vossos "desvios", da vossa prepotência, verborreia e incapacidade. Dos discursos estéreis e calculistas. Da vossa falta de escrúpulos. Dos vossos, parcos, conhecimentos em matemática. É que transformais uns 100 (que todos sabem ser 100) em 10 000 com espantosa desfaçatez.

Numa situação ficais beneficiados. Ficais dispensados de ir a todos os eventos fingir que sois mestres de todas as artes, donos de todos os saberes e que dominais todos os temas...ou assuntos.

Beijos e abraços.






HM

Sem comentários:

Enviar um comentário