Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Agricultores queixam-se de prejuízos devido a campos inundados na Foz do Sabor

Alguns produtores de hortícolas na Foz do Sabor, concelho de Torre de Moncorvo, queixam-se de que os campos ficaram alagados devido às descargas realizadas pela barragem do Baixo Sabor.
Catarina Martins, jovem agricultora, conta que 5 hectares de campos ficaram inundados e que a água está acima da quota de leito de cheias permitida à EDP. “Estamos com 5 hectares submersos, infelizmente a EDP volta a causar mais uma vez prejuízos avultados aos agricultores da zona. Ninguém faz nada, é lamentável. A EDP tem uma quota estipulada e ainda ontem à tarde estava a um metro da mete estipulada”, referiu.

Catarina Martins conta que começaram a ser realizadas descargas desde a manhã de quinta-feira e entende que perante as previsões de chuvas a EDP deveria ter feito uma gestão diferente das descargas. “Apercebi-me por volta das 10 da manhã de quinta-feira que a água começou a subir com mais velocidade. O meu pai foi contactado pelo comandante dos bombeiros de Torre de Moncorvo para salvaguardar alguns bens. Em vez de fazerem a retenção de água desde sábado podiam-no ter descarregado e hoje sim faziam a puxada da água para jusante”, destacou.

A produtora explica que a família já enfrentou esta situação em anos anteriores e que ainda nunca recebeu compensações da EDP.

Em resposta por escrito à Brigantia, a EDP esclareceu que "a zona da foz do Baixo Sabor corresponde a zona inundável, mesmo que só com contributos do Douro" e que "face ao período seco que se sentiu em Portugal, a EDP tem procurado maximizar a retenção de afluências nas suas albufeiras". Ainda segundo a empresa, "no caso particular do Douro, essa capacidade é muito reduzida, obrigando a EDP, em consequência das fortes chuvas dos últimos dias, e em estreita coordenação permanente com as autoridades, a descarregar alguns caudais no Douro, de acordo com os procedimentos previstos para gestão das albufeiras nestas condições".

A EDP esclarece ainda que "no rio Sabor, foi possível tirar partido da capacidade de armazenamento, minimizando as respectivas descargas". 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário