Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Assembleia Municipal de Bragança pede anulação do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho

A Assembleia Municipal de Bragança aprovou ontem por maioria uma moção a pedir que seja anulada a recondução do actual plano de ordenamento do parque natural de Montesinho.
As restrições às actividades agrícolas, cinegéticas, desportivas e recreativas impostas pelo plano de ordenamento, desde que entrou em vigor em 2008, são muito contestadas pela população abrangida pela área protegida.
O deputado do PSD Paulo Preto foi um dos proponentes da moção e explica que se pretende pressionar para que haja uma revisão efectiva do plano de ordenamento.

“Uma tomada de posição por parte desta assembleia e das populações locais que deve ser também tomada pelo Município relativamente à recondução do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Montesinho. Nós não estamos de acordo. O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Montesinho actualmente tem lesado, nos últimos 10 anos para as populações, e para o desenvolvimento económico local. A recondução tal como se encontra, não é viável neste momento”, defende Paulo Preto.

Também o presidente do município reiterou a importância de se impedir que o plano seja reconduzido. Para Hernâni Dias não pode ficar tudo na mesma na gestão do parque natural.
“É algo que nós temos vindo a contestar há muito tempo. E hoje, e bem, em Assembleia Municipal aprovou uma moção, no sentido de evitar que o Instituto de Conservação da natureza e Florestas reverta essa intenção de recondução, obrigando uma revisão do Plano de Ordenamento dando efectividade às preocupações dos cidadãos”, disse Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança.

O parque natural de Montesinho abrange os concelhos Bragança e Vinhais. A moção aprovada, com um voto contra e uma abstenção, vai agora ser enviada ao ministério do ambiente, Instituto de Conservação da natureza e Florestas e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário