Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Dizeres e Ditos na Carta Gastronómica de Bragança

A Sr.ª Dona Maria de Lurdes Romão78 anos, vive em Bragança.
No seu tempo de menina vivia-se melhor.
Mais educação. As hortas davam o que precisávamos e tínhamos um porquinho. Descreve o que comia naquele tempo, o modo como tudo se aproveitava, As empadas de sardinha é o exemplo do aproveitamento das sobras. Eram pobres, mas não viviam muito mal. 
Agora há muita coisa mas não temos carteira. Manteiga apareceu muito tarde. Quem podia comia cabrito e leitão durante as festas da cidade, quem não podia, não os comia. Os cabritos eram demasiado para a sua boca! Vitela onde estava?
No talho, só quando se podia. Nos dias de festa assavam-se cabritos nos fornos onde os padeiros coziam o pão, sendo eles que viam se estavam assados.
Havia gente que comia cobras. Cortavam-lhe um palmo da cabeça, outro do rabo, depois faziam um caldo ou fritavam-nas.

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Foto: É parte integrante da publicação
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário