Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de março de 2018

ERA BOM… MAS ACABOU-SE…

Por: Humberto Pinho da Silva
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..."
Naquela tarde de Agosto, em pleno Inverno brasileiro, estava em Blumenau.
Estar em Blumenau, é quase ir a território alemão, e conviver com esse povo alegre e bonito; já que tudo nos faz lembrar o encantador rincão europeu.
Trajos e cores são festivos; a cada esquina, ouve-se melodias suaves e saudosas da velha Alemanha, que fica tão longe, e parece tão perto.
Entrei num restaurante típico. Decorado ao gosto germânico. Até o pessoal pareceu-me caído de pára-quedas para nos servir, vindo da encantadora Baviera.
Na mesa ao lado, sentou-se um guapo rapaz: alto, magro, de cabelo ruivo, que olhava para mim, de soslaio.
Não me contive, e perguntei-lhe se era de Blumenau.
Respondeu-me, que não. Era de Florianópolis; melhor: de Santo António de Lisboa, e ia para Curitiva.
Como lhe dissesse que era português, informou-me: que a mãe era de família açoriana, e o pai de origem alemã.
E esclareceu-me que ia a Curitiva tratar de papéis, para adquirir a nacionalidade do avô materno.
- “ Então é quase português! …Os meus parabéns! …”
Logo adiantou, aproximando-se mais de mim:
- “ Preferia ser alemão…; mas é difícil adquirir essa nacionalidade… A portuguesa já me serve…”
-” Quer ser português, para emigrar para a Alemanha?” – Interroguei.
- Não. - Respondeu com rasgado sorriso. - Felizmente estou bem aqui, no Brasil, mas ser europeu, dá vantagens. A principal, é o sistema de saúde…”
- “ Sistema de Saúde?!” – Repeti, atónito.
- “Sim. Como sabe, a assistência médica, para quem não tem plano de saúde, no Brasil, é péssimo. Ninguém sabe se vem a necessitar de fazer tratamento dispendioso…”
Fiquei intrigado – “ O que tinha haver, a nacionalidade, com a saúde!” – (pensei,) mas rapidamente fiquei esclarecido:
- ” Conheço cara, que teve que fazer operação dispendiosa. Então resolveu ir para Londres, e pedir, a amigo, residente nessa cidade, para declarar que vivia com ele. Como sabe, o sistema de saúde britânico, é o melhor do mundo, e quase gratuito, para cidadãos europeus… O caro foi optimamente tratado, sem despender um real! …”
A ideia era óptima, digo: “era”, porque, agora, com o “ Brexit”, acabou-se…
A galinha de ovos de oiro, que tanto emprego dava a portugueses e brasileiros, ao abandonar a U. E., deixou – penso eu, – de pagar tratamentos dispendiosos…
Era bom… mas acabou-se…
Deve ter sido uma grande desilusão, para a barriga-verde, que queria ser alemão, mas… acabou português…

Humberto Pinho da Silva, nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA.Foi redactor do jornal: “Notícias de Gaia"” e actualmente é o responsável pelo blogue luso-brasileiro: " PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário