No sábado, em Mogadouro, a Biblioteca Municipal Trindade Coelho recebeu um espólio de cartas entre o escritor e a sua tradutora, Luísa Ey.
Este conjunto de postais, cartas e diários foi encontrado por acaso na Universidade de Hamburgo, na Alemanha, onde trabalhava Fátima Brauer, que foi leitora de português. O achado por acaso não foi parar ao lixo
“O que acontece é que o Trindade Coelho, em 1902 correspondeu-se com a leitora de português da Universidade de Hamburgo, que era a tradutora dele. Ele enviou por carta a autobiografia durante algum tempo. Nesse tempo, com a troca de correspondência eles apaixonaram-se”, confessou Fátima Brauer.
O espólio é composto por centenas de postais, fotografias, cartas e diários de Luísa Ey, um legado importante, como destaca Francisco Guimarães, o presidente da câmara municipal de Mogadouro.
“Agora vai ser realizada a tradução dos 1076 documentos para poderemos compilar a informação”, destacou Francisco Guimarães, presidente da câmara municipal de Mogadouro.
Trindade Coelho nasceu em Mogadouro, em 1861 e faleceu em Lisboa, no ano de 1908. Esta é mais uma homenagem ao escritor, depois da peça de teatro «Trindade a 7» e do festival Terra Transmontana, assinalando os 110 anos da morte do autor de «Os meus Amores».
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário