sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Bragança abriu portas a Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

O distrito de Bragança tem uma nova resposta social para ajudar famílias, e jovens em situação de risco, através do CAFAP – Centro de Apoio familiar e Aconselhamento Parental, que funciona na Fundação Casa do Trabalho, em Bragança, desde o início do mês.


O objectivo é promover, aconselhar e acompanhar a mediação familiar e melhorar a qualidade das relações, como explica Iveta Vilares, coordenadora do projecto. "As famílias podem pedir ajuda sem terem que ir a um serviço, ou seja, supondo que estão num processo de reflexão da vida, equacionar algumas dificuldades a viver com filhos ou enteados, estratégias para intervir numa situação de maior rebeldia, ou até numa situação em que o casal esteja a viver um momento de maior tensão, o CAFAP testa este serviço de orientação, treino de competências e gestão de conflitos".

De momento, estão a ser ajudadas já 9 famílias, mas podem vir a ser 80, por uma equipa multidisciplinar constituída por um psicólogo, um educador social, um mediador e um assistente social. O CAFAP desempenha o seu trabalho em duas vertentes, na preservação e no ponto de encontro familiar. "Tem duas modalidades, preservação familiar e a de ponto de encontro familiar. Uma mais genérica e outra mais específica que tem a ver com a mediação e ser um sitio de encontro quando existe algum litígio porque no CAFAP tem de haver sempre famílias com filhos", explicou ainda a coordenadora do projecto.

Um acompanhamento para crianças e famílias que se encontrem em situação vulnerável, que vai dar resposta a todo o distrito de Bragança e que tem como objectivo descentralizar o serviço para as sedes de concelho uma vez por semana.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário