quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Apresentado livro sobre diabetes para desmistificar a doença através da ciência

"Envelhecer com Diabetes. O que nos diz a Ciência? - um manual para profissionais, doentes e cuidadores", é este o nome do livro de quatro jovens da área da saúde, Eduarda Barreira, Ana Maria Pereira, André Novo e Josiana Vaz.
O livro pretende dar a entender de uma melhor forma a doença aos doentes, aos cuidados e aos profissionais de saúde, segundo explica André Novo. "A ideia foi escrever um livro acessível a todos em que a linguagem científica pudesse ser um pouco desconstruída e que todas as pessoas pudessem entender e fazer com que as pessoas se sinta à vontade e consigam entender um pouco mais do que a ciência diz sobre a diabetes, exercício físico, planos nutricionais e marcadores analíticos".

Josiana Vaz explica ainda que se pretende desmistificar a doença já que "há muitos mitos associados". "Há muita coisa para desmistificar, há muitos mitos associados. Faz todo o sentido transportar a ciência para terminar com esses mitos e conseguir encontrar alternativas para o doente e para o cuidador para lidar com a patologia da melhor forma possível e ter um envelhecimento mais feliz".

Segundo Eduarda Barreira, o livro fala da diabetes "em geral, através de vários estudos científicos". "Falamos da diabetes em geral através de vários estudos científicos que foram publicados nesta área, infelizmente nenhum dos 30 estudos que seleccionámos foi realizado no nosso país mas tentámos transportar essa realidade para o nosso país e esperemos que possa ajudar em Portugal, onde a prevalência da diabetes é muito elevada".

Durante a apresentação, a alimentação que as pessoas que sofrem da patologia podem ter também foi desmistificada através de vários alimentos, que conforme Ana Maria Pereira podem ser consumidos. "Temos, por exemplo, uma degustação de bolos sem açúcar e sem farinha, bolachas sem açúcar, pão com baixo teor de hidratos de carbono, enfim, desmistificar a alimentação de um diabético. Devem ter uma alimentação saudável e agradável, alimentos que evitem um elevar da sua glicémia".

A diabetes é uma doença que afecta mais de um milhão de pessoas em Portugal.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário