quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Alípio de Freitas vai dar nome a uma rua na cidade de Bragança

Alípio de Freitas irá dar nome a uma rua na capital de distrito transmontana. A proposta foi apresentada pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Bragança e foi aprovada por unanimidade.
Catarina Assis, deputada Municipal do Bloco de Esquerda destacou que é importante perpetuar o seu nome, pelo trabalho que o padre e mais tarde revolucionário fez em vida. "Ele desempenhou vários papéis, foi um defensor de classes mais desfavorecidas, foi fundador do Bloco de Esquerda e, dado o seu historial, esteve directamente ligado ao BE, em Lisboa, principalmente, e como é da terra acho que é de relevo marcar o nome dele".

Alípio de Freitas dedicou-se à defesa das classes mais desfavorecidas. "Ele tem um vasto historial. Foi defensor de várias classes desfavorecidas no Brasil e chegou a ser preso. Entretanto veio para Portugal e continuou a defender o socialismo e os desfavorecidos", disse ainda Catarina Assis.

Alípio de Freitas nasceu em Vinhais, em 1929, tendo sido ordenado em 1952. Foi revolucionário no Brasil, jornalista, promotor e dirigente de diversos movimentos sociais e associações cívicas, nomeadamente no Tribunal Mundial sobre o Iraque e no Fórum Social Mundial, Associação José Afonso e a Casa do Brasil de Lisboa. Morreu a 13 de Junho de 2017, com 88 anos.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário