quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Apoio às juntas de freguesia foi alvo de críticas na última Assembleia Municipal de Bragança

O apoio às juntas de freguesia gerou polémica na última Assembleia Municipal de Bragança. Uma das críticas partiu de Luís Filipe Fernandes, presidente da União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, que há três anos que solicitou ajuda à Câmara Municipal de Bragança para melhorar os passeios entre a vila e Calvelhe.
O presidente da união de freguesias defende que o tratamento para as aldeias não é mesmo. “Há três anos que pedimos ao executivo camarário melhoramentos nos passeios para a saída de Izeda para Calvelhe. Na altura falei com o presidente e o que me foi dito é que teria de ser realizado um orçamento e que se estava com dificuldade em enquadrar o projecto em candidaturas. O que eu pergunto é porque para França o procedimento foi realizado por ajuste directo”, questionou.
Perante esta crítica, o presidente da Câmara Municipal de Bragança respondeu que o assunto já está a ser tratado pelos serviços. Hernâni Dias afirmou que o município vai ajudar sempre de forma séria todas as freguesias do concelho. “O município vai ajudar sempre de forma séria, por forma a dar resposta a todas as freguesias, independentemente da cor partidária, e de acordo com as várias necessidades”, disse o presidente da câmara.
Ainda assim, Dinis Costa, membro do Partido Socialista contesta o financiamento diferenciado às juntas de freguesias que apelida de “errático, casuístico e pouco edificante das freguesias”, considerando que não “é feito em função de critérios objectivos e transparentes, mas baseado em critérios informais e pouco rigorosos”. O presidente de câmara falhou com os seus compromissos e com a lei, não cumprindo os acordos de execução para as juntas de freguesia”, acusou ainda.
Como resposta o presidente da Câmara Municipal de Bragança anunciou que está marcada uma reunião para o dia 3 de Outubro para tratar dos acordos de execução. Hernâni Dias explica porque não optou por distribuir o mesmo valor a todos. “Temos marcado para o dia 3 de Outubro, uma reunião para debater este assunto dos acordos de execução das freguesias, e fá-lo-emos para vigorar no ano de 2019. 
Quem falha é Dinis Costa porque não tem conhecimento do processo de governação. Governar não é distribuir o mesmo valor a todos. Uns precisam mais do que outros, de acordo com as suas necessidades”, justificou.
Declarações na Assembleia Municipal de Bragança, com críticas no que toca aos apoios financeiros às juntas de freguesia. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário