terça-feira, 25 de setembro de 2018

Segundo ciclo do ensino básico fechou portas em Izeda

Fechou o segundo ciclo do ensino básico na Escola Preparatória de Izeda. Cinco alunos foram já transferidos para a Escola Básica Augusto Moreno, em Bragança.
São dois do 5º ano e outros três alunos do 6º. A garantia foi dada pelo presidente da União das Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes afiançou que foram feitas todas as diligências para que tal não acontecesse. "A turma este ano não foi homologada pelo Ministério da Educação. Depois de muitas diligências nossas, na tentativa que nos homologassem a turma, não foi possível e o argumento que foi utilizado pelo senhor director regional de educação do Norte, foi de que eram poucos alunos e em termos pedagógicos não tinha eficiência. Depois dessas diligências todas, não foi possível e nós tivemos que aceitar essa situação de não abrir a turma este ano mas pelo que nos foi comunicado, e é a promessa do senhor director regional, é que essas turmas, havendo alunos podem ser reabertas para o ano".

Na semana passada os alunos faltaram às aulas e desde ontem que têm sido os pais a transportar os estudantes para Bragança. "Neste momento os alunos estão a deslocar-se para Bragança embora na última semana não tenham vindo às aulas, estão a vir mas estão a vir directamente com os pais. Continuam a recusar-se em vir no transporte público porque fica muito distante e é muito incomodo para crianças de tenra idade".

Hernâni Dias, presidente da câmara Municipal de Bragança garantiu que o município está a estudar uma solução para resolver a situação. "É uma situação que o município contestou, como é evidente, mas não nos cabe a nós tomar essa decisão sobre a manutenção desses anos de escolaridade e por isso, perante esta situação e na ausência de uma alternativa que satisfaça os critérios mínimos de transporte para as crianças, o município assumiu esta responsabilidade de resolver o assunto mesmo assim".

No entanto, a redução de alunos no distrito de Bragança é um facto verificável em diversas localidades. A Rádio Brigantia contactou todos os directores dos agrupamentos escolares do distrito de Bragança. O ano lectivo passado, contava com 12104 alunos matriculados, e este ano, os estudantes que frequentam o ensino público, desde o pré-escolar até ao 12º ano, é de 11938, contabilizando uma perda de 166 alunos.

No caso concreto do Agrupamento de Vimioso a perda é de 11 alunos este ano, relativamente ao ano lectivo anterior. Mas de ano para ano, a média de perda de alunos é de 8 a 12, um número que preocupa o director do Agrupamento, Serafim Afonso. "Temos notado ao longo dos últimos anos um decréscimo entre 8 a 12 alunos por ano. É assim, preocupa-me a mim e preocupa toda a comunidade escolar e irá preocupar o município e o território educativo em que estamos inseridos porque cada vez mais se nota que temos este decréscimo de alunos e esta desertificação não só de alunos mas de gente".

Também em Torre de Moncorvo, a situação repete-se. Luís Miranda Rei, director do agrupamento Dr. Ramiro Salgado refere que a perda de alunos é para ficar um pouco preocupado e arrepiado com a situação. "A situação mais preocupante é o que se passa a nível do primeiro ciclo e do pré-escolar. Vai-nos preocupar em termos de futuro, o número de alunos que vai entrar no presente ano lectivo no primeiro ano do primeiro ciclo são 32, se fizermos uma análise do que será nos anos futuro, é para ficar preocupado e arrepiado com a situação".

Em termos gerais e segundo os dados apurados, o número de alunos diminuiu, com uma perda de 166 alunos em todo o distrito.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário