Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Câmara Municipal de Bragança não vai devolver 5 % do IRS dos munícipes

A câmara Municipal de Bragança não vai devolver 5 % do IRS dos munícipes. A medida vai constar no orçamento municipal do próximo ano e foi aprovada por maioria, em Assembleia Municipal, que aconteceu ontem, com 62 votos favoráveis, 8 contra e uma abstenção.
Hernâni Dias, presidente da câmara municipal de Bragança destaca que a medida vai abranger a população com mais rendimentos e que a redistribuição vai ser justa. "Aquilo que nós dizemos é que efectivamente, o município de Bragança, por questões de aplicação social, entendemos que estes 5% é uma receita que é tão curta que não se traduz em benefícios para os cidadãos mais desfavorecidos e aquilo que queremos é arrecadar o dinheiro dos que têm mais rendimentos e fazer uma redistribuição justa para aqueles que não têm tantas possibilidades".

Acrescenta que ao longo do ano, a autarquia aplica em acções de natureza social 1 milhão 470 mil euros, sendo muito mais do que a câmara arrecada com os 5 % de IRS. "Ao longo do ano, só na vertente social, mais directa, ligada aos transportes, à educação, aos benéficos habitacionais, por exemplo nos suplementos alimentares das crianças, à aquisição de fichas, estamos a falar de um milhão e 470 mil euros, é muito mais do que aquilo que a própria câmara arrecada dos 5% do IRS que estamos a falar. Olhando para isto tudo de forma global, estamos a falar de uma diferença abismal no que o município deixa do lado do cidadão e que recebe do IRS".

Dinis Costa da oposição, do Partido Socialista votou contra a medida, porque considera que poderia beneficiar a economia local, nomeadamente as famílias mais desfavorecidas. "O Partido Socialista votou contra a proposta de não devolução dos 5% de IRS porque achamos que ela poderia beneficiar a economia local, designadamente as famílias mais desfavorecidas, isto porque a argumentação da câmara nesta matéria não colhe. Podia haver a necessidade de não devolver estes 5% arrecadando para beneficio do orçamento camarário conquanto que houvesse uma despesa a esse financiamento. A razão pela qual a câmara não devolve esses 5% não é aquela que sirva os interesses, do nosso ponto de vista, da população".

A medida foi apresentada na passada reunião de câmara, do passado dia 14 de Setembro e ontem foi aprovada por maioria.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário