Entre a última terça e sexta-feira, a praça Cavaleiro de Ferreira, em Bragança, abriu portas à ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Com quatro áreas distintas, a animação está concentrada num camião, o Creactivity, que tem recebido centenas de crianças das várias escolas do concelho. Esta iniciativa itinerante, que arrancou em Bragança e vai passar pelo resto do país até ao final do ano, é da fundação "La Caixa" e pretende estimular a criatividade das crianças segundo explica a responsável pela orientação da experiência, Claúdia Pires. "Pretendemos que as crianças desenvolvam as suas competências, tanto a nível de pensamento crítico como criatividade, colaboração, aprender com os erros, enfim, trabalhar este pontos que são importantes no desenvolvimento de uma criança. Teve tudo inicio no CosmoCaixa em Barcelona e como teve sucesso em Espanha decidiram trazê-lo para Portugal. Tem sido muito bom, as crianças saem daqui com um sorriso na cara".
O espaço está desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e quem lá tem estado não fica indiferente à experiência. "Eu já fiz a mecânica, já construí um circuito e já estive ali a por bolas para voarem. Nunca esperei que fosse tão divertido, uma coisa única. É uma experiência que não se vive todos os dias", disse a aluna do Centro Escolar da Sé, Rute Amaral. "Isto é muito giro. Não faço isto todos os dias", confirmou Rodrigo Vaz, da mesma escola.
Depois de Bragança, o projecto segue para Vila Real, Guimarães e Viana do Castelo. O sistema de aprendizagem inspira-se na mistura de tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo e construção de objectos.
Escrito por Brigantia
Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário