Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Passeio de bicicleta para assinalar conclusão da primeira fase de requalificação da estrada com ciclovia

Está concluída a primeira fase da requalificação do acesso rodoviário, desde o centro da cidade de Mirandela até ao nó Norte da auto-estrada transmontana (A4). 
A empreitada faz parte do PAMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - e está inserida numa candidatura submetida ao Programa Norte 2020.

No domingo, no âmbito da semana europeia da mobilidade, o Município de Mirandela promoveu um passeio inaugural da ciclovia que também nasceu desta intervenção e que, aliás, foi o factor determinante para a obra ter sido financiada.

“Não havendo a construção da ciclovia ou a renovação dos passeios não teria financiamento do Norte 2020. A parte não financiada foi a parte de saneamento e renovação de águas e a parte do pavimento que não tem ciclovia”, explica o vereador do Município, José Miguel Cunha.

No entanto, esta intervenção, que representa um investimento de um milhão e seiscentos mil euros, com financiamento comunitário de 50 por cento, já foi alvo de alguma contestação, nas redes socias, por parte de alguns comerciantes que não aceitam a retirada do estacionamento em frente aos seus estabelecimentos comerciais.

José Miguel Cunha diz que está a ser preparado um regulamento para permitir algumas excepções de estacionamento, de curta duração. “Iremos trabalhar num regulamento para que permita, nas zonas mais sensíveis, que durante a hora de trabalho possa haver cargas e descargas e estacionamento de curta duração para que as pessoas possam dirigir-se ao comércio para levantar alguma encomenda ou fazer alguma compra, mas coisas de curta duração. Esperamos satisfazer as necessidades dos ciclistas e também para que os comerciantes não sejam atingidos e que não tenham prejuízos, no futuro, com esta alteração na via”, adianta José Miguel Cunha.

Para já, está concluída a primeira fase desta requalificação. A segunda deve avançar no início do próximo ano, diz o vereador da autarquia.
O pavimento deste troço já não tinha uma intervenção de fundo, há quase trinta anos. Para além de reabilitar os pisos existentes, já bastante degradados, as obras contemplaram a construção de novas vias para uso pedonal e para ciclistas, a remarcação de passadeiras, reforço da iluminação nocturna e colocação de sinalização horizontal e vertical.

Escrito por Rádio Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário