Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Reorganização pastoral na diocese de Bragança-Miranda responde a "realidade desafiante" de redução de párocos e fiéis

O Bispo da Diocese de Bragança-Miranda garante que mesmo com a fusão de paróquias na cidade de Bragança, as igrejas não serão esvaziadas de culto e vão continuar a ter celebrações eucarísticas regulares.
D. José Cordeiro falou com a rádio Brigantia a propósito da reorganização pastoral, que em Bragança reduz 7 paróquias a 2 unidades pastorais, e garantiu que as mudanças são de ordem administrativa.

“Esta realidade passa agora a ter canonicamente duas paróquias mas substancialmente não é alterado nada do trabalho em comunhão e em rede. As igrejas, a liturgia e a vida da comunidade continua substancialmente na mesma. Algumas pessoas que tinham algum receio de perder as celebrações, a referência ou os lugares, não. Mesmo os próprios nomes se mantêm”, assegurou D. José Cordeiro.

Segundo o bispo diocesano, a estrutura existente era muito pesada e tendo em conta o número de padres e de paróquias existentes. “São 6600 quilómetros quadrados, é a quarta maior diocese de Portugal, mas não chegaremos a 120 mil pessoas. Estávamos com 326 Paróquias, uma estrutura muito pesada e neste momento temos 50 párocos ao, com 10 diáconos permanentes e felizmente muitos leigos. E ao fim destes 7 anos já muitas operações foram realizadas e de 12 arciprestados passamos para quatro, Bragança, Miranda, Mirandela e Moncorvo. E criámos 40 unidades pastorais mas ao longo destes anos fomos refletindo, e reorganizando e dessas 40 passamos para 18”, afirmou.

D. José Cordeiro garante que não existe nenhuma paróquia sem pároco, mas admite que muitas delas não podem ter os serviços e a vida que tinham há alguns anos. “Não existe nenhuma paróquia sem pároco, mas muitas delas não podem ter o serviços e a vida que tinham há alguns anos, até porque também dentro das próprias comunidades há uma diminuição muito significativa dos fiéis e da presença real da igreja ali e isso obriga a muitos terem muitas paróquias.

Em algumas paróquias, mesmo da nossa diocese, já não é possível realizar uma celebração com toda a dignidade e envolvimento dos ministérios exigidos para uma boa celebração, e quem diz isso, diz para a constituição das comissões fabriqueiras aquelas que têm também Centro Social Paroquial, para os órgãos sociais e para outros dinamismos de uma comunidade cristã. São muitos problemas para os quais temos de dar resposta, só que não podemos responder hoje com as respostas do passado. Exige-se hoje muita coragem, discernimento e firmeza”, referiu.

Declarações de D. José Cordeiro sobre a reorganização pastoral na diocese. Pode ouvir a entrevista na íntegra ao Bispo da diocese de Bragança Miranda esta tarde depois das 17h, na antena da rádio Brigantia. 

Escrito por Rádio Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário