A imagem do chocalheiro de Bemposta e de tudo que representa para o concelho de Mogadouro e para a região está agora eternizada numa rotunda na aldeia de onde é originário.
A ideia para a escultura da Rotunda do Chocalheiro, inaugurada no último sábado, é da autoria de um habitante de Bemposta. Manuel Falcão diz que tornou físico um sentimento.
“Vou usar palavra que gosto muito mas que não existe no dicionário, “fisificar” um sentimento, porque a arte é como o sentimento, não se ensina”, afirmou.
O presidente da junta de freguesia de Bemposta, Pedro Pires, diz que a escultura é importante para todos os locais já que se trata de uma tradição milenar que todos aplaudem e incentivam. “Este monumento é muito importante para a população de Bemposta, porque temos uma tradição milenar e toda a gente desta aldeia, que aqui cresceu e viveu, se identifica e vive intensamente o chocalheiro. Imortalizamos para sempre esta tradição que é tão importante para nós”, destacou.
A escultura era uma promessa já antiga, segundo o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.
O ritual do Chocalheiro de Bemposta acontece nas festas de Santo Estêvão, a 26 de Dezembro e a 1 de Janeiro.
Escrito por Brigantia
Foto: Município Mogadouro
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário