terça-feira, 22 de outubro de 2019

O Amor a Trás-Os-Montes!

Por: Silvino dos Santos Potêncio
(colaborador do "Memórias...e outras coisas..")
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil – desde 1979


Eu tive a grata satisfação de assistir pessoalmente à inauguração da BIBLIOTECA DR. ADRIANO MOREIRA em Grijó (de Vale Benfeito) por vários motivos; primeiro por termos ali agora na Aldeia de Grijó (acrescento sempre “de Vale Benfeito”, porque há outros nomes Grijó algures)  um local público com as muitas obras de um dos maiores expoentes Intelectuais da CULTURA LUSÓFONA E DA LUSOFONIA das última décadas. Em segundo lugar nós temos uma afinidade muito próxima ao Dr Adriano Moreira pelo nosso parentesco familiar (os nossos avós paternos eram primos) e sempre que há oportunidade, visitamos as nossas origens familiares. E por último eu quis-lhe dedicar algumas das minhas quadras extraídas do Meu Livro “Curriças de Caravelas” – algumas que eu tive a oportunidade de recitar aqui neste magnífico exemplo que o Dr Adriano Moreira nos mostra o seu arreigado Amor pelas Nossas Aldeias Transmontanas.

Terras estas que eu costumo intitular de Reyno Encantado das Terras Altas Transmontanas; 

Fui Pastor em Trás Os Montes...

No azul do céu da minha Terra,  
Eu viajei e me perdi lá longe no espaço.
Levei para o infinito as lembranças da guerra, 
E voltei para cá, com os versos que eu faço!

Subi Montes e desci Vales,...
Era eu ali ainda uma criança,
Senti as dores de tantos males, 
Que eu guardei como lembrança!

Não tenho rancor nem nostalgia,
Que me cure esta grande paixão, 
De voltar à Terra onde um dia, 
Eu fundeei a raiz do meu coração!

Lancei ancora em mar de montanhas, 
Fragosas são as pedras do meu caminho, 
Como doces são as tuas castanhas,
Cozidas, assadas... ou com rosmaninho!

Naquele longínquo magusto da Eira, 
O Meu Pai traçou a parte do meu Destino.
Vai-te embora!... aqui não podes ganhar a “jeira”!
Por troca de um simples copo de vinho!

Deixa ficar os cordeiros lá no Lameiro, 
- Porque alguém os há-de guardar... 
Tenta a tua sorte no Estrangeiro, 
O teu destino, meu Filho... é Emigrar!

Especificamente para este evento eu separei estas quadras as quais em breve vou emoldurar para depois remeter a esta Biblioteca Pública junto com alguns dos meus livros para atender pedidos dos meus conterrâneos e coprovincianos.  

Nas ruas da minha aldeia, 
Aonde eu corria em pequenininho.
Agora só trago cá na ideia,
De lá poder voltar a andar devagarinho! 

Castanhas Cruas, Cozidas, Assadas! 
Soltas em bolos ou em Arrozadas, 
Na sopa ou até em calda guardadas, 
Doçuras da minha infância sempre tão desejadas! 

Das lembranças já tão distantes, 
Eu trago as mais recentes saudades.
Dos sonhos ficaram as nuances
E da vida somente veleidades!  

Eu destaco aqui de público também e deixo os meus Parabéns ao Sr Presidente da Junta da Freguesia de Grijó, Sr. Serafim Ferreirinha, pelo esforço e excelente trabalho que, ao longo de uns 4 anos,  providenciou para que se tornasse realidade esta obra a bem da cultura Transmontana – é um excelente legado que nos deixa o Dr. Adriano Moreira que, ao discursar a céu aberto debaixo de uma temperatura de apenas 9º centígrados, tirou o chapéu para nos saudar a todos! 

Parabéns meu Querido Amigo Professor Doutor Adriano Moreira! 

Em abono da CULTURA LUSITANA nós é que temos de lhe “tirar o chapéu”!... e me subscrevo com mais esta quadra minha;

Eu não tenho prémios nem loas,
Das obras que eu já fiz na vida. 
Mas guardo lembranças das boas, 
E das más só tenho uma pequena ferida! 

Silvino Dos Santos Potêncio
Emigrante Transmontano em Natal/Brasil 
(Grijó; 20 de Outubro de 2019)

Silvino dos Santos Potêncio, nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.
Este Autor tem centenas de crônicas, algumas já divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração”.  Algumas destas crônicas são memórias dos meus 57 anos na Emigração foram incluídas nos Blogs que todavia estão inacessíveis devido ao bloqueio do Portugalmail.pt, porém algumas foram já transcritas para a Página Literária. 
Presidente Fundador do Clube Português de Natal e Membro activo de várias páginas em jornais virtuais ligados ao Mundo da Lusofonia.
01 – POEMAS DE ANGOLA – “Eu, O Pensamento, A Rima!...”
02 – E-Book (Livro Electrônico): “UM CONVITE P’RA TOMAR CHÁ”
03 - CURRIÇAS DE CARAVELAS- TROVAS COMENTADAS é uma Antologia que contém  Trovas  e Textos Auto Biográficos da Aldeia Transmontana. 
        São livros da minha autoria já prontos para Edição e publicação brevemente. 
Actualmente mantenho uma página literária própria, como Emigrante Transmontano em Natal/Brasil, no Portal Recanto das Letras.   
O sitio do Escritor Silvino Potêncio  www.silvinopotencio.net  está aberto a visitas de todos os leitores de Lingua Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário