Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Doze anos de Dedos Bionicos, 12 anos a pôr Bragança no “mapa da música alternativa”

Doze anos de Dedos Bionicos, 12 cartazes que marcam o seu tempo de vida. Foi a promotora brigantina, que "colocou Bragança e Trás-os-Montes no mapa da música alternativa", que levou à região nomes como Boogarins, Glenn Jones ou Norberto Lobo (que até dedicou uma música à cidade, no álbum Mogul de Jade).

Nas palavras de Nuno Fernandes, da Dedos Bionicos, Bragança chegou a ser "a terceira cidade do país, depois de Lisboa e Porto, a ter uma oferta significativa de concertos dos mais variados géneros músicais nacionais e internacionais", conta, num email ao P3. Nem sempre foi fácil — "foram 12 anos a lutar contra contrariedades, numa cidade onde o 'municipalismo cultural' é quem mais ordena" —, mas o balanço é positivo: "A riqueza artística e musical que estes 12 anos trouxeram a esta região esquecida é reveladora de uma paixão sem limites, que ecoa além fronteiras."

E como não podia deixar de ser, há festa para celebrar o aniversário: este sábado, 23 de Novembro, às 22h, no "velhinho e recatado" Pavilhão do IPDJ, na Rua dos Gatos, em Bragança (claro está). Os belgas Slumberland vão levar à cidade "um arsenal de instrumentos mecânicos caseiros, apunhalados por duas implacáveis baterias" e DJ Flitz "promete uma composição de energia" que, garante Nuno, "cria uma onda de felicidade que se estende à distância". No cartaz está também o projecto transmontano Oval, que "cruza caminhos exploratórios na procura contínua da catarse sonora". A entrada custa 6 euros.

Para quem quiser ver mais cartazes da promotora, há também uma exposição de "retrospectiva" no Museu do Abade de Baçal, entre 22 de Novembro e 14 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário