Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

G Pousada e Tasca do Zé Tuga renovam distinções no Guia Michelin

O G Pousada e a Tasca do Zé Tuga, ambos em Bragança, foram distinguidos no Guia Michelin, pelo segundo ano consecutivo.
O G Pousada, um projecto de 2014, dos irmãos Óscar e António Gonçalves, voltou a renovar distinção e recebeu novamente uma estrela Michelin. Óscar Geadas sublinha que a distinção é o prémio por mais um ano de trabalho numa região cada vez mais forte em termos turísticos. “Representa o culminar de mais um ano de trabalho de toda a equipa do G Pousada e representa muito para a nossa região em que o turismo está a ficar cada vez mais forte. É uma aposta gastronómica diferenciada para um público diferenciado que procura este tipo de gastronomia”.

Além dos produtos com que trabalham, o chef acredita que as técnicas utilizadas na cozinha do restaurante também são responsáveis pela distinção. “O que faz com que tenha havido esta distinção é o produto de excelência com que trabalhamos, as técnicas aprimoradas e o local em que estamos inseridos e todo o serviço prestado ao cliente”.

Na edição de 2020, a Tasca do Zé Tuga, aberta há cinco anos, à semelhança do ano passado, renovou a distinção Bib Gourmand, que se prende com a boa relação qualidade-preço. Luís Portugal, o chef deste espaço diz-se feliz e sublinha que a sorte dá trabalho. “Estamos muito felizes de estar em Trás-os-Montes, em Bragança, e, no meio de tantas perdas no guia, nós conseguirmo-nos manter. É para nós uma referência excelente porque é a satisfação máxima do cliente no livro vermelho do Guia Michelin, que são as distinções mais importantes no mundo da gastronomia. Estamos felizes e unidos e convictos que a sorte dá muito trabalho”.

Luís Portugal acredita que há um vasto conjunto de factores que são responsáveis pela distinção, como o caso da qualidade dos produtos que há na região e com os quais trabalha. “A Tasca do Zé Tuga faz cozinha de autor e pensa sempre em primeiro no produto e depois nos pratos. Trabalhamos o peixe, os legumes e as carnes, os menus de degustação, de novidade e muitos produtos de época. Quando há qualidade no produto, rigor no prato, na sala e na garrafeira, estas coisas acontecem”.

Nesta edição, em Portugal, há 35 restaurantes com Bib Gourmand, sete restaurantes com duas estrelas, 20 com uma e com três estrelas não houve nenhum.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário