Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

40 anos de Feira do Fumeiro de Vinhais: certame começa hoje e prolonga-se até domingo

Começa hoje a Feira do Fumeiro de Vinhais, um dos certames mais antigos do país. Neste primeiro dia, pela tarde fora vai decorrer um fórum agrícola, com o tema “Desenvolvimento dos Territórios Rurais”. A abertura oficial da feira, que nesta edição o celebra 40 anos, acontece pelas 18 horas.
Segundo Luís Fernandes, presidente da câmara de Vinhais, além do fumeiro e dos produtos regionais para as pessoas apreciarem, há várias actividades que convidam a visita. “Podem, em primeiro lugar, desfrutar dos melhores produtos de fumeiro que existem. Temos também várias actividades, durante estes quatro dias, e podem desfrutar de uma paisagem magnífica. Vale a pena vir a Vinhais. São 40 anos de muito trabalho, de dedicação de muita gente que é responsável pelo sucesso desta feira, que é já uma referência a nível das feiras de gastronomia no país. A nível de fumeiro é das melhores, sem dúvida”.

Na feira são vendidos, anualmente, cerca de cinco toneladas de enchidos mas o negócio do fumeiro representa oito a dez milhões de euros de receita para o concelho. Luís Fernandes acredita que a feira tem vindo a crescer. “Trabalhamos para ser a melhor feira de sempre mas tenho a certeza que todas as feiras do fumeiro têm vindo a melhorar ano após ano. Queremos melhorar e fazer com que as pessoas fiquem mais satisfeitas. Se for a melhor feira de sempre para nós é óptimo, sobretudo pelas pessoas e pelo concelho”.

Ao longo dos quatro dias estima-se que passem pela feira cerca de cem mil pessoas. Luís Fernandes sublinha que, por estes dias, se faz sentir que o concelho tem pouca oferta em termos de alojamento. “Sem dúvida que é um constrangimento. Tudo o que existe para estes quatro dias já está esgotado. Seria um valência ainda mais importante para este concelho. A nível de turismo rural, do próprio Parque Biológico, estamos a falar de cerca de 250 camas. Com certeza que para estes dias era preciso muito mais, mais do dobro, mas durante o ano se houvesse mais também era importante”.

A Feira do Fumeiro acontece até domingo e conta com actividades como as jornadas técnicas do porco bísaro, demonstrações culinárias, apresentação de livros, o concurso do melhor salpicão, chegas de touros e demonstração equestre. A animação musical está a cargo de nomes como António Zambujo e Expensive Soul.

Na feira estão presentes perto de 70 produtores de fumeiro de raça bísara.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário