Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Festival do Butelo e das Casulas começou hoje com 44 expositores

Está de portas abertas, em Bragança, desde o final da manhã de hoje, o Festival do Butelo e das Casulas.
O evento tem como objectivo promover o fumeiro do concelho e, sobretudo, o butelo, um dos ex-libris destas terras. E como que em homenagem ao enchido, de hoje e até domingo, vários expositores estão na Praça Camões, onde há também espaço para outros produtos da região. Francisco Figueiredo, grão-mestre da Confraria do Butelo e das Casulas, assegura que, com o festival, a procura do butelo tem aumentado. “É um prato cada vez mais conhecido e cada vez mais procurado. Este festival tem feito com que a procura tenha aumentado de ano para ano. O butelo está quase esgotado e ainda só estamos no começo. A procura tem sido bastante grande e há cada vez mais gente a organizar eventos com o butelo e as casulas. É um prato que está cada vez mais na moda. Os produtores têm feito por aumentar a produção e mesmo assim têm tido dificuldades em ter resposta para a procura”.

Várias centenas de pessoas visitam o concelho por estes dias, uma vez que ao festival se associa o Carnaval dos Caretos. O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, garante que a oferta hoteleira na região está esgotada. “Como é um evento que já tem algum histórico e como nos anos anteriores tem corrido muito bem, para este ano contamos com o mesmo, que as pessoas afluam a este espaço e que procurem o rei da gastronomia nesta época do ano. Sabemos que neste fim-de-semana as unidades hoteleiras estão todas esgotadas, tanto na cidade como na parte rural”.

O Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos termina quarta-feira com a recriação do Diabo, Morte e Censura, pelas ruas do centro histórico de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário