Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

XXI Feira dos Sabores Mirandeses

Em Miranda do Douro realizou-se, pelo vigésimo primeiro ano, a Feira dos Sabores Mirandeses.
De sexta-feira até ao dia de ontem, os pauliteiros conhecidos da região, o famoso concurso de tabafeia e a montaria ao javali estiveram em destaque no programa, entre muitas outras actividades. Cerca de 80 de comerciantes do planalto mirandês aproveitaram para vender o que na região há de melhor.

“Dar a conhecer o nosso produto, o nosso sabor, o nosso tempero e que as pessoas venham apreciem não só os enchidos, mas a carne mirandesa, o cordeiro mirandês, ou seja, tudo de bom que o planalto mirandês tem”, disse um expositor.

Na sexta-feira o dia foi dedicado ao fumeiro, no sábado ao cordeiro mirandês e no domingo à vitela mirandesa. Os produtos endógenos da região são a grande atracção nestes dias. Pessoas de outras regiões do país visitam Miranda do Douro para comprar o famoso enchido, artesanato e doçaria.

“Estou a levar um butelo e uma chouriça de coser e mais crua e tenho que ir ainda comprar uma bola doce”, contou um visitante.

A secretária de Estado da Valorização do Interior esteve presente na sessão de abertura onde realçou a excelência dos produtos de Miranda do Douro e destacou projectos de inovação que estiveram no certame.

“Miranda do Douro é dos melhores exemplos de cooperação transfronteiriça. Também aqui o mercado ibérico, como porta até para o mercado europeu, é uma oportunidade muito bom de internacionalizar estes produtos e com isso atingir um mercado muito maior e dinamizar socioeconomicamente estes território”, acrescentou Isabel Ferreira.

Segundo o autarca de Miranda, o certame incentiva a produção dos produtos do planalto mirandês e dinamiza o sector. Artur Nunes acrescenta ainda que há cada vez mais pessoas a produzir fumeiro e carne mirandesa.

“É uma entrada de recursos, é uma forma de também receberem encomendas para todo o ano e dinamiza muito a produção como também temos vindo a verificar mais gente a produzir do nosso fumeiro, da nossa carne mirandesa e raça churra. Portanto há aqui uma dinamiza muito grande na procura dos sabores tradicionais e nós temos verificado que há maior procura e venda ao nível local, regional e nacional”, explicou.

A Feira dos Sabores Mirandeses aconteceu de 14 a 16 de Fevereiro, em Miranda do Douro, e reuniu cerca de 80 expositores do planalto mirandês.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário