Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Covid-19: Vinhais suspende transporte de doentes oncológicos a partir de sexta-feira

O município de Vinhais informou hoje que decidiu suspender a partir de sexta-feira o transporte gratuito que estava a disponibilizar aos doentes oncológicos deste concelho do distrito de Bragança, como medida de contenção da Covid-19.
"Foi uma das medidas que mais me custou a tomar" afirmou à Lusa o presidente da Câmara, Luís Fernandes, salientando que se trata de uma decisão a pensar na segurança de todos e de acordo com as atuais orientações das autoridades de saúde face à pandemia provocada pelo novo coronavirus.

A decisão teve ainda em conta, como esclareceu, o facto de estarem a ser canceladas consultas e tratamentos nas unidades de saúde de destino, nomeadamente o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e o hospital de Vila Real.

Ainda hoje o transporte foi ao Porto com quatro doentes e apenas um teve consulta. Os restantes viram os agendamentos desmarcados, segundo o autarca.

A Câmara de Vinhais disponibiliza transporte aos doentes oncológicos há seis anos, como medida para atenuar os efeitos da crise e do corte por parte do Estado no apoio às deslocações a que são obrigados os residentes nesta região.

Só no primeiro semestre de 2019, o município transportou mais de 400 doentes de Vinhais para tratamentos e consultas.

O autarca esclareceu que a partir de sexta-feira as necessidades terão de ser asseguradas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas garantiu que "se houver algum caso grave, como falta de um medicamento, a autarquia está disponível para ajudar".

Luís Fernandes esclareceu ainda que a Câmara Municipal já disponibilizou à população do concelho, no âmbito do plano de contingência, um serviço de entrega de medicamentos e bens alimentares.

A medida vigorará por tempo indeterminado, assim como outros em que se inclui, além do encerramento de todos os equipamentos e espaços públicos, a suspensão do registo de contagem e cobrança de água.

Todos os municípios do distrito de Bragança tomaram medidas semelhantes de suspensão de todas as atividades e encerramento dos espaços públicos.

A Câmara de Mirandela decidiu ainda prorrogar "os prazos de todos os processos administrativos e relativos a pagamentos (água, refeições escolares, alojamento, rendas, licenças, entre outros) até ao estabelecimento da normalidade".

O surto de Covid-19 começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 145 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O coronavírus responsável pela pandemia infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país.

Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

HFI // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário