terça-feira, 24 de março de 2020

Resposta em massa ao apelo do município de Bragança para produzir máscaras

Cerca de 110 particulares e várias instituições particulares de solidariedade social (IPSS), de oito concelhos do distrito de Bragança e de mais 12 distritos do país, já responderam ao repto lançado pelo município daquela cidade, no passado fim-de-semana, para ajudarem a produzir máscaras de proteção indispensáveis para os profissionais de saúde e outros cidadãos.
Iniciativa está a ser um sucesso - Foto: DR
"Pessoas do concelho, da região, de Lisboa, de Paredes e de outras zonas do país de onde nos responderam a mostrar disponibilidade para ajudar. Eu confio na capacidade solidária das pessoas e sabíamos que muita gente nos quereria ajudar", deu conta o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, esta segunda-feira. Aliás, as primeiras 500 máscaras vão ser esterilizadas para poderem ser distribuídas, nomeadamente por idosos e instituições que acolhem seniores por se tratar de um grupo de risco.

"A carência de máscaras é grande. Não existe este material em número suficiente para os profissionais de saúde, nem para as instituições particulares de solidariedade social ou as forças de segurança ou para as forças de socorro", descreveu o autarca indicando, ainda, que estão a articular a distribuição da matéria prima pelos que se disponibilizaram para confecionar as máscaras.

O município faculta o tecido, devidamente adequado para a proteção dos utilizadores das máscaras, e o elástico e entregará o material onde os cidadãos que quiserem ajudar indicarem. Hernâni Dias, esclareceu que as máscaras, que terão duas camadas de tecido, entre as quais pode ser usado outra proteção, são reutilizáveis. "Não vamos produzir uma máscara cirúrgica, porque não temos material para isso. Vamos produzir segundo a informação técnica de que dispomos. Esta máscara pode ser reutilizada, mas para tal é precioso fazer o processo de as colocar a uma temperatura entre os 70 e os 90 graus, fazer uma lavagem, para que a máscara fique outra vez pronta para utilizar", explicou.

O autarca destaca que o município não quer incentivar o uso de máscaras de proteção, "mas, apenas, que as pessoas tenham possibilidade de a usar se delas precisarem, porque a Diretora-Geral da Saúde está a desincentivar o uso da máscara para esconder a inércia e a falta de resposta porque não as tem em número suficiente".

Até esta manhã estavam confirmados 15 casos de infeção pelo novo coronavírus no distrito de Bragança, dos quais quatro são profissionais de saúde.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário