segunda-feira, 23 de março de 2020

Presidente da junta do Parâmio pede que se evitem deslocações às aldeias

O presidente da junta de freguesia do Parâmio, no concelho de Bragança, apela a que a população não se desloque às aldeias para passar estes dias sem trabalho ou visitar amigos e familiares.
A maioria da população é idosa e, portanto dentro de um grupo de risco.  É, por isso, necessário ter especial precaução e evitar o contacto social, nesta altura, para que não haja contaminação pelo novo coronavírus, sublinha Nuno Diz.

“Queria apelar a que todos se mantivessem em casa e evitassem as saídas para o meio rural durante os fins-de-semana, porque devemos proteger as pessoas mais idosas e as que estão nas aldeias. Sei que é difícil, mas neste momento é o melhor que podemos fazer”, advertiu.

A transmissão pode acontecer por pessoas contaminadas, mas ainda sem sintomas, por isso todo o cuidado é pouco afirma o autarca.

“Já há alguns casos aqui em Bragança, por isso todo o cuidado é pouco, porque basta tocar num objecto em comum, falarmos com alguém que esteja infectado e todos podemos ser portadores da Covid 19. O vírus circula, se nós o levarmos”, reforçou.

O presidente da junta explica ainda que caso os habitantes das aldeias necessitem de bens de primeira necessidade, devem contactar as juntas de freguesia locais que, em conjunto com o município de Bragança, estão a coordenar o apoio para os mais vulneráveis.

Como profissional de saúde, Nuno Diz deixa ainda conselhos a ter quando se usa alguns meios de protecção individual. “Muitas vezes sentimo-nos seguros quando estamos a usar máscara ou luvas, mas é preciso que sejam usados de forma adequada. Por exemplo mexemos com as luvas em vários sítios e assim também se transmite o vírus tal como através das nossas mãos. Também têm de ser higienizadas”, sublinhou.

A preocupação dos presidentes de junta para evitar que o vírus possa disseminar-se pelo meio rural. 
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário