Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Presidente da junta do Parâmio pede que se evitem deslocações às aldeias

O presidente da junta de freguesia do Parâmio, no concelho de Bragança, apela a que a população não se desloque às aldeias para passar estes dias sem trabalho ou visitar amigos e familiares.
A maioria da população é idosa e, portanto dentro de um grupo de risco.  É, por isso, necessário ter especial precaução e evitar o contacto social, nesta altura, para que não haja contaminação pelo novo coronavírus, sublinha Nuno Diz.

“Queria apelar a que todos se mantivessem em casa e evitassem as saídas para o meio rural durante os fins-de-semana, porque devemos proteger as pessoas mais idosas e as que estão nas aldeias. Sei que é difícil, mas neste momento é o melhor que podemos fazer”, advertiu.

A transmissão pode acontecer por pessoas contaminadas, mas ainda sem sintomas, por isso todo o cuidado é pouco afirma o autarca.

“Já há alguns casos aqui em Bragança, por isso todo o cuidado é pouco, porque basta tocar num objecto em comum, falarmos com alguém que esteja infectado e todos podemos ser portadores da Covid 19. O vírus circula, se nós o levarmos”, reforçou.

O presidente da junta explica ainda que caso os habitantes das aldeias necessitem de bens de primeira necessidade, devem contactar as juntas de freguesia locais que, em conjunto com o município de Bragança, estão a coordenar o apoio para os mais vulneráveis.

Como profissional de saúde, Nuno Diz deixa ainda conselhos a ter quando se usa alguns meios de protecção individual. “Muitas vezes sentimo-nos seguros quando estamos a usar máscara ou luvas, mas é preciso que sejam usados de forma adequada. Por exemplo mexemos com as luvas em vários sítios e assim também se transmite o vírus tal como através das nossas mãos. Também têm de ser higienizadas”, sublinhou.

A preocupação dos presidentes de junta para evitar que o vírus possa disseminar-se pelo meio rural. 
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário