sexta-feira, 27 de março de 2020

Bragança “Já aceitamos que vamos todos adoecer inevitavelmente”

“Desorganização” é a palavra mais vezes repetida pelos profissionais de saúde do hospital distrital de Bragança para descrever a forma como estão a lidar com a pandemia de covid-19. Até meio desta semana, não havia sequer um horário de trabalho validado pela direcção clínica. Foram os profissionais que se auto-regularam, definindo o seu próprio horário.
“O que sentimos é que não havia plano nenhum”, explica um médico daquela unidade de saúde, que pediu para não ser identificado. Médicos e enfermeiros contam estar já “a viver na pele” os problemas causados pela falta de organização da unidade de saúde e assumem que serão eles próprios afectados: “Nós já aceitamos que vamos todos adoecer, inevitavelmente”.

Um médico e dois enfermeiros estão em casa, em isolamento, enquanto esperam os resultados do teste, suspeitos de serem portadores do vírus. A restante equipa também foi testada e aguarda resultados, mas continuou a trabalhar.

“É uma luta, todos os dias”, garantir que existem materiais de protecção individual dos profissionais de saúde, diz o mesmo profissional. Na semana passada, quando começaram a ser tratados pacientes com o novo coronavírus, não existia sequer o equipamento adequado.

O meu marido também continua a trabalhar e tenho recorrido aos avós para ajudar com as crianças, não tenho outra opção

Hoje, ainda é preciso usar os meios “com muito parcimónia”, até porque há dias em que estes continuam a faltar. Na quarta-feira, por exemplo, as batas disponibilizadas aos profissionais de saúde não eram impermeáveis, o que os impediu de fazer o trabalho habitual. Durante todo o dia, os médicos não puderam ver os pacientes.

A equipa dedicada para tratar dos pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeitas de ter a doença está “desfalcada”. Inclui apenas um especialista e dois médicos internos, a que acabariam por se juntar, de forma voluntária, dois outros clínicos, no início desta semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário