domingo, 29 de março de 2020

Diocese de Bragança-Miranda no apoio ao combate à pandemia

O bispado do distrito de Bragança disponibilizou vários espaços de acolhimento para o apoio a profissionais que estejam na linha da frente de combate ao vírus e serviços sociais para distribuir bens essenciais pelos mais vulneráveis.
Entre as medidas adotadas está a disponibilização de creches e jardins-de-infância para acolher os filhos de profissionais de saúde e de segurança, assim como de quartos para estes profissionais e voluntários descansarem.

As respostas estão espalhadas por vários pontos da diocese, que corresponde à área do distrito de Bragança, e surgem, segundo explica em comunicado, “em colaboração com as autoridades civis e de saúde” e envolvem todas as instituições sociais da Diocese, nomeadamente a Cáritas, cinco fundações canónicas, 56 centros sociais paroquiais, 14 santas casas da Misericórdia e outros centros sociais.

As creches e jardins-de-infância para filhos dos profissionais de saúde e de segurança foram disponibilizados pelo Centro Social de Santa Clara, em Bragança, a Fundação diocesana Casa da Criança Mirandesa, em Sendim (Miranda do Douro) e as santas casas da Misericórdia de Alfândega da Fé, Bragança e Miranda do Douro.

“A ação foi mediada pela União distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que também tem uma equipa de apoio permanente às estruturas residenciais para idosos, onde se incluem um sacerdote e uma religiosa, entre outros profissionais”, explica a Diocese.

Os Marianos da Imaculada Conceição disponibilizam o Convento de Balsamão, em Chacim (Macedo de Cavaleiros), com 30 quartos para o descanso dos profissionais de saúde e de voluntários ou para efeitos de quarentena.

A Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa, nos Cerejais, em Alfândega da Fé, disponibiliza a Casa do Peregrino aos profissionais de saúde que necessitem descansar.

Um dos lares de idosos de Bragança, o da Fundação Betânia, conta, em caso de emergência, com as instalações do seminário diocesano de S. José para acolhimento de alguns dos seus utentes, onde se incluem alguns sacerdotes idosos.

A Cáritas Diocesana, em união com as Conferências Vicentinas da Paróquia de S. João Batista e o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM) disponibilizam-se a ajudar os idosos e os doentes crónicos, através da aquisição de alimentos e de medicamentos, bem como através da escuta ativa por telefone.

Sem comentários:

Enviar um comentário