Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Portugal: fase de mitigação do vírus

Desde a meia-noite desta quinta-feira que Portugal deixou de estar em fase de contenção e passou à fase de mitigação.
O que a nova fase significa é que já não é possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infectou quem. O vírus passou a estar em todo o lado. As medidas de contenção revelarem-se incapazes de evitar a infecção de um número crescente de portugueses, o sistema de saúde vai preparar-se para dar resposta à pior fase da pandemia. Esta fase corresponde ao nível de alerta e resposta mais elevado, sendo a fase mais grave de contágio. Haverá uma generalização de testes e do atendimento a doentes covid-19 com todos os hospitais a prestar cuidados e também os centros de saúde. Os critérios foram alargados. Antes para se ser validado como caso suspeito era preciso ter mais de um sintoma relacionado com a doença covid-19 e ter um link epidemiológico com uma zona de risco ou contacto próximo com um caso confirmado. Com as novas regras passa a ser caso suspeito quem tiver um destes sintomas: tosse persistente ou agravamento de tosse habitual; febre igual ou acima dos 38ºC; dispneia ou dificuldade respiratória. De acordo com a avaliação dos sintomas, o doente pode ser encaminhado para autocuidados, com isolamento em casa e sob vigilância, em caso de sintomas ligeiros; Para avaliação médica em Área Dedicada Covid-19, no centro de saúde, em caso de sintomas moderados; ou ainda para avaliação médica no serviço de urgência, em caso de sintomas graves.

Escrito por Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário