terça-feira, 24 de março de 2020

Atenção às burlas: PSP alerta a população

Nestes tempos de incerteza todos os cuidados são poucos. Por causa do novo coronavírus há vários relatos de burlas e fraudes. O comandante da PSP de Bragança, José Neto, pede, antes de mais, que os cidadãos tenham em atenção que ninguém ligado à área da saúde anda de porta em porta a vender medicamentos contra a pandemia ou a fazer testes:
“Todo o mecanismo de resposta que está a ser colocado no terreno por parte das entidades de saúde passam pelo contacto com a linha de saúde, que pode recomendar a deslocação do próprio para efectuar o exame.”

José Neto apela a que não se abra a porta a desconhecidos:

“A ida de técnicos de empresas não está a acontecer. Aconselhamos às pessoas que não abram a porta a ninguém que não seja conhecido. As situações de suporte em acção social e distribuição estão a ser geridas pelo município e nunca haverá deslocação de ninguém a casa de uma pessoa que não tenha sido solicitado por essa pessoa.”

O comandante da PSP diz ainda que sente que as pessoas estão a respeitar e a cumprir as medidas que vão sendo recomendadas pelas entidades de saúde e pelas autoridades:

“As pessoas estão muito conscientes dos conselhos divulgados pela DGS e pelos municípios.”

Além dos falsos profissionais de saúde a vender medicamentos e a fazer testes, também há relatos de pessoas que se fazem passar por funcionários de entidades como a EDP. Também têm surgido falsas angariações de fundos e há até já aplicações, supostamente sobre o vírus, que servem para roubar dados ou bloquear o telemóvel.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário