segunda-feira, 23 de março de 2020

… VAMOS CONSEGUIR

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)


Se nos rimos do rigor do Inverno… se mandamos fazer uma enxada de encomenda para desbravar montes… se obrigamos o Marão a resolver-se em autoestrada…se fomos à segada e cantamos canções para adoçar o destempero do Verão… se erguemos castelos… Igrejas… se fomos à Missa e à bruxa… se inventamos línguas e preservamos o mirandês… se fomos a África e ao Brasil e retornamos para recomeçar mil vezes… se fizemos as pazes com Espanha… se fomos para o mundo em tempo de passadores de Carabineiros e da Pide… se fizemos o baile e ralhamos por um palmo de terra… se acendemos o forno… moemos o trigo… e abrimos a adega de par em par ao visitante sedento… se resistimos em tempos de fome, peste e guerra também, seremos capazes de resistir agora… de ficar em casa… assar uma chouriça… beber um copinho de vinho… contar uma conta e não permitir que este pequeno bicho se venha sentar connosco ao canto da lareira…
… vamos conseguir!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

1 comentário:

  1. Caro Fernando,
    Admiro seu poder de síntese!
    Aqui em "Terras Brasilis", estamos em clausura voluntária.
    Eu próprio estou com problemas de saúde; tenho temor de sair de casa, para ir ao supermercado, por exemplo.
    Cerca de minha morada há uma pequena mata; fico do meu rincao observando reinacao das crianças férias forçadas, e o canto dos pássaros.
    Torço para que os brigantinos sejam resilientes, tal como o povo brasuca ; que, aliás, é herança lusa.

    ResponderEliminar