Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de março de 2020

… VAMOS CONSEGUIR

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)


Se nos rimos do rigor do Inverno… se mandamos fazer uma enxada de encomenda para desbravar montes… se obrigamos o Marão a resolver-se em autoestrada…se fomos à segada e cantamos canções para adoçar o destempero do Verão… se erguemos castelos… Igrejas… se fomos à Missa e à bruxa… se inventamos línguas e preservamos o mirandês… se fomos a África e ao Brasil e retornamos para recomeçar mil vezes… se fizemos as pazes com Espanha… se fomos para o mundo em tempo de passadores de Carabineiros e da Pide… se fizemos o baile e ralhamos por um palmo de terra… se acendemos o forno… moemos o trigo… e abrimos a adega de par em par ao visitante sedento… se resistimos em tempos de fome, peste e guerra também, seremos capazes de resistir agora… de ficar em casa… assar uma chouriça… beber um copinho de vinho… contar uma conta e não permitir que este pequeno bicho se venha sentar connosco ao canto da lareira…
… vamos conseguir!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

1 comentário:

  1. Caro Fernando,
    Admiro seu poder de síntese!
    Aqui em "Terras Brasilis", estamos em clausura voluntária.
    Eu próprio estou com problemas de saúde; tenho temor de sair de casa, para ir ao supermercado, por exemplo.
    Cerca de minha morada há uma pequena mata; fico do meu rincao observando reinacao das crianças férias forçadas, e o canto dos pássaros.
    Torço para que os brigantinos sejam resilientes, tal como o povo brasuca ; que, aliás, é herança lusa.

    ResponderEliminar