segunda-feira, 23 de março de 2020

PSP deixa conselhos para evitar burlas e fraudes relaccionadas com o novo coronavírus

Nestes tempos de incerteza todos os cuidados são poucos. Por causa do novo coronavírus várias há relatos de burlas e fraudes.
O comandante da PSP de Bragança, José Neto, pede, antes de mais, que os cidadãos tenham em atenção que ninguém ligado à área da saúde anda de porta em porta a vender medicamentos contra a pandemia ou a fazer testes.

“Todo o mecanismo de resposta que está a ser colocado no terreno por parte das entidades de saúde passam pelo contacto com a linha de saúde, que pode recomendar a deslocação do próprio para efectuar o exame”, explica.

José Neto apela a que não se abra a porta a desconhecidos. “A ida de técnicos de empresas não está a acontecer. Aconselhamos às pessoas que não abram a porta a ninguém que não seja conhecido. As situações de suporte em acção social e distribuição estão a ser geridas pelo município e nunca haverá deslocação de ninguém a casa de uma pessoa que não tenha sido solicitado por essa pessoa”, adiantou.

O comandante da PSP diz ainda que sente que as pessoas estão a respeitar e a cumprir as medidas que vão sendo recomendadas pelas entidades de saúde e pelas autoridades. “As pessoas estão muito conscientes dos conselhos divulgados pela DGS e pelos municípios”, sublinhou.

Além dos falsos profissionais de saúde a vender medicamentos e a fazer testes, também há relatos de pessoas que se fazem passar por funcionários de entidades como a EDP. Também têm surgido falsas angariações de fundos e há até já aplicações, supostamente sobre o vírus, que servem para roubar dados ou bloquear o telemóvel. Escrito por Brigantia.

Foto: PSP
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário