Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de março de 2020

Irmãos brigantinos criaram página para ajudar idosos que não podem sair de casa devido ao coronavírus

Para além de apoio aos grupos de risco e a pessoas isoladas por parte de autarquias e outras instituições, surgem também na sociedade civil iniciativas solidárias.
Através de uma página do Facebook (Covid-19: Bragança Solidária) dois irmãos de Bragança começaram a oferecer ajuda a quem não pode nem deve sair de casa. Fazem entrega de compras de bens essenciais e de medicamentos, tanto na cidade como em aldeias do concelho.

“O mais recorrente são as idas ao supermercado para bens essenciais, como pão, leite, carne, peixe. Paralelamente, também as idas à farmácia”, explicou Catarina Gonçalves uma das promotoras do projecto.

Catarina é médica interna, desde Janeiro trabalha no Hospital de Bragança. Durante as entregas também são muitas vezes deixados conselhos e esclarecimento relacionados com a doença

“Claro que essas pessoas estando mais isoladas não chegam até nós através dessa página. Normalmente o contacto chega pelos familiares, que tomaram conhecimento da página e estão preocupados e longe e agora não vêm cá com risco de contaminar os seus familiares”, acrescentou.

Neste momento, são já 12 os voluntários do projecto e as solicitações são muitas.

Para além de entregar compras e reunir e divulgar informação sobre a doença, o grupo procura também ajudar os profissionais de saúde.

“Tentamos ajudar profissionais de saúde, nomeadamente a ver ofertas de casas onde eles possam viver nesta altura, porque muitos querem e preferem não estar em casa com risco de contaminar as famílias. Também recolhemos material, como luvas e máscaras”.

Já foi feita esta semana uma entrega de material de protecção individual no hospital de Bragança, mas o grupo de voluntários vai continuar a recolher mais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário