Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Câmara de Bragança apoia bombeiros com mais de 427 mil euros

 A Câmara de Bragança contemplou hoje, com um apoio superior a 427 mil euros, as duas corporações de bombeiros do concelho pelos serviços que prestam no socorro e atendimentos.
O município oficializou os protocolos que anualmente garantem estes apoios às associações humanitárias dos bombeiros voluntários de Bragança e Izeda.

A corporação de Bragança, que serve a zona mais populosa da região, recebe 247 mil euros, e a de Izeda, sedeada na única vila do concelho, conta com mais de 83 mil euros.

A estes valores de apoios diretos, que somam mais de 330 mil euros, acrescem ainda as contribuições que anualmente o município atribui às corporações para pagamentos de seguros e a equipas permanentes, o que totaliza um financiamento anual municipal de 427.511 euros às duas corporações.

O presidente da Câmara, Hernâni Dias, salientou que estes momentos têm em atenções serviços específicos como a logística de apoio à descolagem e aterragem do avião da carreira aérea Bragança/Portimão, que mobiliza uma equipa de sete bombeiros da cidade.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda, João Lima, reiterou mais um ano que “sem esta verba” não conseguiriam ter a porta aberta.

A pandemia fez disparar as despesas da corporação que serve parte do concelho de Bragança, mas também dos vizinhos Vimioso e Macedo de Cavaleiros.

Os bombeiros de Izeda fazem socorro e emergência, mas não têm um Posto de Emergência Médica (PEM), em que o Instituto Nacional de Emergência Médica (IMEM) disponibiliza a ambulância, três tripulantes e consumíveis.

A corporação faz o serviço e recebe do INEM o pagamento do transporte que, segundo o presidente da associação humanitária “não dar sequer para pagar aos tripulantes”.

Em Bragança, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, José Moreno, também considera “fundamental” o apoio municipal que “é sempre certo, vem sempre a tempo e horas e o município tem estado sempre atento às necessidades” da corporação.

A renovação permanente da frota é dos principais custos devido às distâncias que têm de percorrer e ao número de serviços.

José Moreno lembrou que recentemente reforçaram a frota com cinco viaturas novas, mas continuam a ter ambulâncias “com um milhão e meio de quilómetros”.

“Temos dias em que os carros andam seis mil quilómetros, Todos os anos, um ou dois têm de ser renovados”, realçou.

HFI // ACG Lusa, Foto: CMB

Sem comentários:

Enviar um comentário