A ligação transfronteiriça tem sido reivindicada pelos autarcas portugueses e espanhóis e permitiria criar uma maior proximidade ao trem de alta velocidade espanhol, o AVE:
“Faço um apelo a todos os macedenses para que se incluam na participação e manifestação da opinião de ligar Macedo – Vinhais – Godiña porque é uma ligação prioritária em termos de desenvolvimento económico. As ligações à Galiza que há são perfeitamente rurais e de pequenas dimensões, pelo que faz todo o sentido ligar um eixo com um pólo industrial considerável, que é o Nó da Amendoeira, até à Godiña. Esta ligação iria permitir fazer exportação de produtos em trem de alta velocidade, o AVE.”
O presidente afirma que é uma ligação pela qual vão continuar a lutar.
Também a Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou na passada quinta-feira uma proposta, inicialmente apresentada pelo CDS mas que se converteu num pedido de toda a assembleia dirigido ao Governo para que a ligação ainda seja incluída enquanto o plano se encontra em fase de discussão.
A proposta foi apresentada à assembleia pela deputada Jacinta Lopes:
“O importante é agir nos momentos próprios e aproveitar as oportunidades que estão à nossa disposição, em vez de culpabilizar os outros pela nossa inacção.
Por esse motivo propomos, tendo em atenção que ainda nos encontramos no período de discussão e auscultação pública do referido plano, fazer chegar ao Governo a nossa pretensão de incluir no referido plano a ligação transfronteiriça entre Macedo de Cavaleiros – Vinhais – Gudiña.”
O Plano de Recuperação e Resiliência está em consulta pública até segunda-feira e pode ser acedido e comentado na internet AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário