Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

“Caretos Gaming”: a organização criada por dois jovens que ajudou a CERCIMAC

 A CERCIMAC – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros – lançou um apelo para angariação de fundos com o objetivo de adquirir uma passadeira elétrica para os utentes.
O Caretos Gaming, uma organização de Esports fundada por dois jovens macedenses, juntou-se ao repto e organizou um showmatch solidário. O dinheiro angariado reverteu a favor da associação, como explica Francisco Oliveira, um dos fundadores:

“Eram duas equipas, cinco contra cinco, e cada equipa tinha quatro profissionais de Counter-Strike: Golbal Offensive, que fazem disso vida. Um deles é macedense, o Pizituh. Foi transmitido em direto numa plataforma digital e as pessoas que estavam a assistir ao torneio iam fazendo doações durante o jogo. Começou com uma brincadeira mas acabou por ajudar as pessoas, e isso foi muito bom.”

Com apenas 18 anos, Francisco conta a origem do Caretos Gaming, e sublinha os principais objetivos e dificuldades:

“Este projeto tem como objetivo formar uma equipa de Counter-Strike e, quem sabe, mais tarde, outras modalidades. Queremos levar essas equipas aos maiores palcos ibéricos e representar a região da melhor maneira. No entanto, sem fundos isso não será possível e por isso estamos a tentar de tudo, para fechar algumas parcerias. Temos noção que é difícil, porque estamos a passar um momento mau devido à pandemia, mas tenho esperança que vamos conseguir.” 

Luísa Garcia, presidente da CERCIMAC, mostra-se satisfeita com o facto de haver cada vez mais jovens a preocuparem-se com causas sociais:

“Para nós foi muito bom, por tudo o que a iniciativa representa e deixa-nos felizes porque significa que a nossa mensagem está a chegar aos mais novos. Este período tem sido muito complicado para nós porque temos a instituição dividida entre utentes internos e externos, ou seja, o espaço ficou muito limitado. Não é fácil conseguir gerir atividades num espaço em que tivemos de tornar um edifício em dois. Uma das grandes limitações é a mobilidade, como não temos espaço lá dentro, dificulta que pratiquem exercício físico, e isso é muito importante.” 

Realizar atividade física é uma das grandes necessidades diárias destes utentes que, com o confinamento, se vêem obrigados a permanecer dentro da instituição.

Segundo Luísa Garcia, a passadeira elétrica deverá chegar durante esta semana.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário