quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro transforma-se em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial

 A Comissão Executiva da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), decide transformar-se em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).


Desde a sua criação, em junho de 1994, que a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) é a entidade de cooperação hispano-lusa de referência no eixo do Douro e pelo Douro, mas agora a AIMRD retoma o acordo de transformação em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial com o objetivo de dar mais um passo na promoção, desenvolvimento e defesa no âmbito dos municípios ribeirinhos do Douro, da nascente até à foz.

A decisão acordada no dia 25 de fevereiro, na Comissão Executiva, atualiza o debate interno sobre a conveniência ou não da transformação nesta figura, avalizada pela Comissão Europeia, muito especialmente, tendo em conta o novo período de programação de fundos europeus 2021-2027 e perante as possibilidades que oferecem os regulamentos.

Nas palavras do Presidente da AIMRD e Presidente de Câmara de Mirando do Douro, Artur Nunes, a transformação da AIMRD em AECT é o passo mais lógico, imposto pelos tempos atuais e pela normativa em vigor que influencia o âmbito da cooperação e as suas entidades.

Artur Nunes sublinha “a grande importância que tem esta transformação da AIMRD já que, o espaço territorial que engloba, constituiria um verdadeiro Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, e não apenas transfronteiriça, potenciando o eixo Douro-Duero como principal eixo de cooperação entre Castela e Leão e o Norte de Portugal“.

Este processo, que se prevê dilatado no tempo, passa pela elevação da proposta da Comissão Executiva ao Conselho Geral, sendo este órgão plenário da organização aquele que terá de tomar a decisão definitiva sobre esta transformação.

Sem comentários:

Enviar um comentário