Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro transforma-se em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial

 A Comissão Executiva da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), decide transformar-se em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT).


Desde a sua criação, em junho de 1994, que a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD) é a entidade de cooperação hispano-lusa de referência no eixo do Douro e pelo Douro, mas agora a AIMRD retoma o acordo de transformação em Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial com o objetivo de dar mais um passo na promoção, desenvolvimento e defesa no âmbito dos municípios ribeirinhos do Douro, da nascente até à foz.

A decisão acordada no dia 25 de fevereiro, na Comissão Executiva, atualiza o debate interno sobre a conveniência ou não da transformação nesta figura, avalizada pela Comissão Europeia, muito especialmente, tendo em conta o novo período de programação de fundos europeus 2021-2027 e perante as possibilidades que oferecem os regulamentos.

Nas palavras do Presidente da AIMRD e Presidente de Câmara de Mirando do Douro, Artur Nunes, a transformação da AIMRD em AECT é o passo mais lógico, imposto pelos tempos atuais e pela normativa em vigor que influencia o âmbito da cooperação e as suas entidades.

Artur Nunes sublinha “a grande importância que tem esta transformação da AIMRD já que, o espaço territorial que engloba, constituiria um verdadeiro Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, e não apenas transfronteiriça, potenciando o eixo Douro-Duero como principal eixo de cooperação entre Castela e Leão e o Norte de Portugal“.

Este processo, que se prevê dilatado no tempo, passa pela elevação da proposta da Comissão Executiva ao Conselho Geral, sendo este órgão plenário da organização aquele que terá de tomar a decisão definitiva sobre esta transformação.

Sem comentários:

Enviar um comentário