Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Entrevista a Luís Fernandes: "As expectativas são muito positivas quanto à Feira do Fumeiro de Vinhais online"

 Mensageiro de Bragança: A pandemia obrigou à reformulação dos certames da região. Que expectativas tem para a Feira do Fumeiro, que este ano decorre online?

Luís Fernandes: As expectativas são muito positivas. Quando nos referimos ao Fumeiro de Vinhais, falamos de um produto de excelência e, como tal, a procura do mesmo continua a ser muito grande, pois todos reconhecem as características únicas deste nosso produto. Infelizmente, todo o contexto que envolve a Feira do Fumeiro, as sinergias que criava, todo o dinamismo que proporcionava, toda a riqueza que trazia para o nosso concelho e para a região, este ano não será possível.

MB.: De que forma está a autarquia de Vinhais a apoiar os produtores locais de fumeiro?

LF.: A autarquia de Vinhais tem apoiado os produtores locais de diversas formas. No que à Feira do Fumeiro diz respeito, foi criada uma plataforma online para a venda dos produtos que estará disponível durante todo o mês de fevereiro. De salientar que toda a logística será assegurada pela autarquia, desde inserir os produtos na plataforma, ir ao produtor buscar o fumeiro, embalar em vácuo e levar aos CTT. Nas encomendas de valor igual ou superior a 50€, os custos de envio ficam a cargo do município. Para além destes, há ainda outros apoios para os produtores, ao nível da sanidade animal, através da comparticipação de medicamentos, e mesmo ao nível do abate dos suínos no matadouro.

MB.: Que outros constrangimentos tem provocado a pandemia na economia do concelho?

LF.: Infelizmente, a pandemia tem trazido muitos constrangimentos não só no concelho, mas também no país e no mundo. A economia do concelho de Vinhais sofreu e sofre com esta pandemia, exemplo disso é não realizarmos a Feira do Fumeiro tal como a conhecemos. A restauração, hotelaria e turismo sofrem ainda mais com este facto. Outro setor prejudicado é o agropecuário, onde há dificuldade em vender os animais, a procura diminuiu e consequentemente, o comércio também sofreu consequências. Por isso, importa sentirmos e percebermos os danos enormes que esta pandemia provoca no nosso concelho.

MB.: Que apoios têm sido dados pela autarquia aos setores mais afetados?

LF.: A autarquia tem a preocupação de apoiar todos os setores afetados por esta crise pandémica. Assim, damos e continuamos a dar apoios ao nível da educação, ação social, agricultura/pecuária, comércio local, famílias carenciadas, das quais destaco:

Famílias

• Prorrogação de prazos, para a prática de atos no âmbito de todos os processos e procedimentos administrativos, designadamente pagamento de água, rendas, tarifas, taxas e licenças (de março até 30 de junho de 2020);

• Isentar os consumidores domésticos do pagamento das tarifas pelo fornecimento de metros cúbicos de água, na percentagem de 50%, incluindo os referentes aos resíduos sólidos e saneamento nos meses de abril e maio de 2020;

• Isentar as famílias do pagamento das rendas dos edifícios, propriedade do município de Vinhais, quer habitacionais, quer outros edifícios nos meses de abril e maio de 2020. Esta medida foi renovada no ano corrente.

• Prescindir da participação na percentagem de 5% no IRS (ou seja a sua totalidade) a favor das pessoas que apresentem a declaração do IRS no concelho;

• Os consumidores domésticos ficam isentos do pagamento da água, na percentagem de 50%, incluindo os referentes aos resíduos sólidos e saneamento nos meses de abril e maio de 2020;

Pecuária

• A autarquia assegurou a comparticipação dos medicamentos utilizados para a terapêutica de bovinos, ovinos, caprinos e suínos, que foram assistidos pelo Piquete Veterinário (2020);

• Assegurou a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela OPP (Organização de Produtores Pecuários) – Vinhais (2020);

• Redução da taxa de abate, que permite aos talhantes que adquirem os animais no concelho e que sejam abatidos no Matadouro de Vinhais, paguem apenas 50% da taxa de abate, permitindo, desta forma, que os criadores de gado aumentem o número de venda dos seus animais, isto durante os meses de maio, junho e julho de 2020;

• Vai assegurar a desparasitação gratuita de todos os animais de interesse pecuário, cuja sanidade é efetuada pela OPP (Organização de Produtores Pecuários), bem como a comparticipação dos medicamentos utilizados para terapêutica de Bovinos, Ovinos, Caprinos e Suínos que sejam assistidos pelo piquete veterinário, neste ano de 2021. A autarquia prevê um investimento de 25 mil euros.

IPSS

• Ao nível do apoio aos lares do concelho foi adjudicado, pela Câmara Municipal de Vinhais, a uma empresa da especialidade, a recolha, durante o período de 3 meses, dos resíduos produzidos nestas instituições e que não podem ser depositados nos contentores do "lixo normal" (2020);

• Foi aprovado um subsídio, no valor de quatro mil euros (4.000€), a atribuir a cada instituição, para fazer frente às despesas causadas pela pandemia (2020);

• Isentar na totalidade o pagamento da tarifa da água, saneamento e resíduos urbanos as instituições de solidariedade social (IPSS); (abril e maio 2020)

Educação

• Implementar um serviço de entrega e recolha de material pedagógico, para que todos tenham acesso a todo o tipo de informação fundamental para o processo de aprendizagem.

• Município de Vinhais disponibiliza material informático a alunos do concelho no valor de 20.000 euros

• Atribuição de bolsas de estudo e de mérito aos alunos do ensino Superior do Concelho de Vinhais

Restauração/Comércio/Indústrias

• Isenção de taxas municipais de publicidade e ocupação de espaços públicos;

• Isentar, na totalidade, o pagamento da tarifa da água, saneamento e resíduos urbanos ao comércio e indústria do concelho; (abril e maio 2020)

MB.: Acha que a aposta no online poderá ser uma situação a manter no futuro, mesmo sem os constrangimentos da pandemia?

LF.: Atualmente, o meio online é fundamental e imprescindível a vários níveis da nossa vida. Desta forma, vamos aproveitar esta via para continuarmos a valorizar os nossos produtos e potenciar as principais valências do concelho de Vinhais, os produtos, a gastronomia, o património material e cultural.

MB.: A reformulação do caráter deste tipo de certames, como a feira do fumeiro, poderá ser feito noutros casos? Quais e de que forma?

LF.: É fundamental que todos tenhamos esperança, esperança que todo este pesadelo termine, pois todos desejamos  e precisamos de voltar à normalidade o mais rápido possível. No entanto, há sempre aprendizagens que podemos retirar de situações novas como esta pandemia que estamos a viver e que nos obrigou a formar e a adaptar as medidas exigidas a outros eventos, como por exemplo a Feira da Castanha, os Mil Diabos à Solta e outros que possamos fazer. Esta reformulação passará por aproveitar todas estas novas potencialidades dos meios digitais, no sentido de abranger mais pessoas e levar a diferentes locais os nossos produtos, os nossos costumes e as nossas tradições. Essa pode ser mais uma forma de atrair mais pessoas a visitar o nosso concelho e consequentemente um acréscimo no turismo do nosso concelho, dinamizando assim um setor importante e vital no nosso concelho.

MB.: Tem sido discutida a criação de um fundo na região pela venda das barragens da EDP. Vinhais tem mini-hídricas que também integraram o processo. De que forma entende que o concelho deveria ser ressarcido?

LF.: Enquanto autarca de Vinhais, e tal como é reclamado pelos municípios com barragens e também por todos os municípios da CIM-TTM, deve a região ser recompensada pelos lucros da venda das barragens, tal como, o governo deve arranjar garantias no sentido desta região ser de alguma forma ressarcida pelos lucros que estas empresas têm, fruto de atividades que têm nesta região.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário