Também aqui as assimetrias entre as próprias localidades são bastante grandes e há locais onde aceder aos dados móveis ou fazer uma chamada não é tarefa fácil.
Um problema já antigo e mais do que evidente, que aparentemente tem solução à vista. A ANACOM garantiu que, dentro de dois anos, todas as freguesias do país vão ter 75% de cobertura de rede. Uma promessa que não deixa de todo convencido o presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.
“Ficamos na expectativa daquilo que nos foi dito, de que nos próximos tempos possam ser, de alguma forma, minorados estes problemas, embora esteja sempre com alguma reserva porque não podemos considerar que uma freguesia que seja composta com quatro, cinco ou seis localidade venham dizer que vai ficar daqui a dois anos com uma cobertura de 75%, isso pode significar que é toda a sede de freguesia, o que reclamamos é que todas as localidades possam ser servidas dessa forma, porque se não vamos criar assimetrias dentro do próximo território”, referiu.
O autarca diz garante ainda que a câmara está, há muito tempo, interessada em resolver o problema, basta, para isso, que haja alguma ajuda.
“Se houver financiamentos para este serviço de levar a fibra a todas as localidades a câmara municipal está disponível para colaborar com uma comparticipação, neste caso da autarquia, para fazer isso”, sublinhou.
O presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, avançou que este estudo já foi feito em quatro concelhos, incluindo, no distrito, os de Vimioso e de Miranda do Douro. Agora será alargado o território.
“Existe um objectivo que é partilhado entre a ANACOM e o Governo, resulta de uma directiva europeia que prevê este levantamento de todo o território para identificar quais as necessidades que têm de ser resolvidas, levar fibra óptica onde ela não existe e o custo de ter uma rede móvel de boa qualidade em todo o território”, referiu.
O estudo da ANACOM foi apresentado ontem.
Sem comentários:
Enviar um comentário