Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Doentes oncológicos de Miranda do Douro passam a ser transportados pelos bombeiros de forma gratuita

 O transporte de doentes oncológicos de Miranda do Douro vai passar a ser assegurado pelos bombeiros e é gratuito.
As Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Miranda e Sendim estabeleceram um protocolo com a Câmara Municipal, que suportará os custos. O regulamento foi aprovado em Julho do ano passado e vai entrar agora em vigor. Até aqui este transporte era feito por uma empresa privada. Segundo o presidente da corporação da cidade, Ulisses Firmino, este serviço vai agora oferecer mais comodidade.

“Tem uma importância muito relevante, atendendo à distância e depois ao tempo de espera lá em baixo, porque o doente podia sair às 5 da manhã e chegar a casa à meia-noite. Agora vão ser programados os serviços para que não haja estes períodos de espera e termos outro tipo de cuidados com estes doentes”, sublinhou.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Sendim, Ilídio Rodrigues, também realçou a importância deste protocolo para os doentes oncológicos do concelho de Miranda do Douro. “Há muita gente do concelho que tem doença oncológica e que tem de se deslocar muitas vezes para fora do seu concelho, e isso para muita gente, sobretudo de idade e que não têm os filhos à beira, teriam muita dificuldade. Já podiam ir com as associações de bombeiros, mas tinham de lhes pagar, assi deixar de despender qualquer tipo de montante para a viagem”, afirmou.

Os doentes interessados têm que se inscrever no Balcão Único da Câmara Municipal. A autarquia fica assim responsável por suportar os custos dos transportes de doentes oncológicos feitos pelas corporações, explica a presidente da câmara, Helena Barril.

O município de Miranda do Douro assegura ainda a manutenção dos serviços operacionais das corporações de Miranda e Sendim e actividades de parceria ao nível da Protecção Civil. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário